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quinta-feira, 18 de julho de 2024

INSTITUTO PLURAL e a EQUOPATOS (PATOS - PB)

 


É com enorme satisfação que a diretoria do INSTITUTO PLURAL informa que nossa entidade acabou de fechar uma parceria com a ASSOCIAÇÃO DE EQUOTERAPIA DE PATOS (EQUOPATOS), a primeira ONG filantrópica de Equoterapia do sertão paraibano.

Administrado brilhantemente pelo Senhor RIVÂNIO GOMES, este centro presta atendimento a pessoas com necessidades especiais, utilizando a EQUOTERAPIA, desde 2015.

A aproximação entre as duas entidades foi proposta por nosso parceiro comercial GUILHERME PREMIAÇÕES.

Vida longa a esta nossa empreitada!














bio.site/equopatospbwww.institutoplural.org.br


quarta-feira, 3 de julho de 2024

ATIVIDADES CULTURAIS EM PATO BRANCO - PR


 Neste último dia 12, Dia dos Namorados, o Céu das Artes de Pato Branco,  em conjunto com o Instituto Plural,  promoveu o Baile dos Namorados e com participação do grupo de idosos. 

O prefeito municipal, Sr. Robson Cantu, juntamente com  o Sr. Jean Venâncio, responsável pelo Departamento de Cultura, fizeram a abertura do evento. 

A seguir, todos participaram de um animado baile, que ainda ficou mais animado com sorteio de diversos brindes, alguns  doados pelo Instituto Plural. 

O objetivo é proporcionar momentos de alegria e diversão aos idosos participantes de expressivo projeto social.

Nossos agradecimentos ao Exmo. Sr. Prefeito Robson Cantu pela parceria exitosa!





INSTITUTO PLURAL e a PESSOA IDOSA

 No dia 14 de junho, próximo passado, o grupo de músicos da 3a. idade, patrocinado pelo Instituto Plural, filial  de Pato Branco, abrilhantou a abertura do II Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa.

Celebração mais do que justa!

Agradecimentos aos nossos competentes colaboradores!




TRADICIONAL FESTA JUNINA DE IDOSOS




A competente equipe do INSTITUTO PLURAL,  filial em PATO BRANCO-PR,  participou da organização e da realização de tradicional festa promovida naquele importante município do Estado do Paraná.

Nossos agradecimentos a todos e, tenham certeza, o Instituto Plural apoiará todas as iniciativas do gênero. 

DIGA NÃO ÀS DROGAS!


 

INSTITUTO PLURAL 'FILIAL PATO BRANCO - PR


 

sábado, 25 de maio de 2024

ESPORTE É SAÚDE: INSTITUTO PLURAL GARANTE!






 O INSTITUTO PLURAL,  em seu estatuto, dá importância extrema à atividade física e apoia sempre os "abnegados-master".

O judoca WAGNER GENEROSO, demonstrou, uma vez mais, a sua qualidade desportiva e a de seu treinamento intensivo.

Participando do Campeonato Paranaense, em Campo Mourão, sua atuação rendeu-lhe pódium e nos encheu de orgulho.

Parabéns, WAGUINHO!!

TÂMU-JUNTUS!

PARABÉNS À FAMILIA CAPEL!

sexta-feira, 24 de maio de 2024

CAMINHADA NÓRDICA!

 


História de Matthew Solan

Você está procurando melhorar sua rotina de caminhada para fitness ou voltar a se exercitar de uma maneira divertida e segura? Então, pegue alguns bastões e experimente a caminhada nórdica.

A caminhada nórdica imita o movimento do esqui cross-country. Nela, você usa bastões para se impulsionar enquanto caminha. A modalidade surgiu na Finlândia no início do século 20 como uma rotina de treinamento de verão para esquiadores de cross-country. No entanto, agora é uma forma de aproveitar os benefícios da caminhada enquanto se faz um exercício para o corpo inteiro.

“Com a caminhada regular, você usa cerca de 50% a 70% dos seus músculos, mas com a nórdica, você usa até 80% a 90% ao envolver mais os seus braços, ombros, costas e core”, diz Andrea Christoforou, fisioterapeuta e clínica avançada no Centro Ambulatorial Afiliado à Harvard, Spaulding em Cambridge.

A caminhada nórdica pode oferecer um treino de maior intensidade do que a caminhada, já que você impulsiona seus braços usando os bastões. “Os bastões também ajudam a impulsioná-lo para frente enquanto você caminha, o que pode aumentar a velocidade e a intensidade da caminhada”, diz Christoforou.

Múltiplos benefícios

A caminhada nórdica oferece outros benefícios. Estudos mostraram que ela queima mais calorias do que a caminhada regular — as estimativas variam de um aumento de 18% a 67% — e pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL “ruim”.

Um estudo publicado online em 14 de junho de 2022, pelo Jornal Canadense de Cardiologia, descobriu que pessoas com doença cardíaca que fizeram caminhada nórdica duas ou três vezes por semana durante 12 semanas aumentaram sua resistência (conforme medido por um teste de velocidade de caminhada de seis minutos) e relataram maior qualidade de vida e menos sintomas de depressão do que antes de começarem o programa.

A caminhada nórdica é ideal para adultos mais velhos, pois pode ajudar a melhorar a mobilidade e o equilíbrio. Usar os bastões força você a dar passos mais longos. Isso ajuda a melhorar seu andar e evitar um andar arrastado que pode aumentar o risco de quedas. Os bastões também ajudam a proteger suas articulações da parte inferior do corpo. “Quando você caminha com bastões, a força de cada passo é distribuída pelos bastões — e menos pelas pernas — o que reduz o estresse sobre seus quadris, joelhos e pés”, diz Christoforou.

Escolhendo os bastões

Diferentemente dos bastões de trekking ou caminhada, que têm alças soltas para seus pulsos, a maioria dos bastões nórdicos vem com um sistema especial tipo luva anexado a cada bastão. Você desliza a mão para dentro dele e usa a palma da mão, em vez dos dedos, para transmitir energia para os bastões enquanto avança.

Você pode encontrar bastões nórdicos em lojas de artigos esportivos. Os bastões estão disponíveis em alumínio leve ou material de carbono, com pontas pontiagudas para trilhas e pontas de borracha para calçadas.

A altura dos bastões pode ser ajustada. Idealmente, a altura adequada é quando sua palma pode cobrir o topo do bastão quando seu antebraço é mantido para fora em um ângulo de 90° em relação ao seu corpo.

Christoforou sugere que você comece caminhando em superfícies planas, como as calçadas do seu bairro ou caminhos para caminhada. “À medida que você se torna mais experiente, aventure-se em trilhas na natureza com superfícies variadas e inclinações para mais desafio.”

Embora você possa desfrutar dos benefícios da caminhada nórdica sozinho, às vezes é divertido fazer isso como uma atividade em grupo. Procure por clubes de caminhada locais e centros para idosos para eventos de caminhada nórdica em grupo.



Treinos de caminhada

Existem duas principais técnicas de caminhada nórdica: de movimento único e duplo. O único imita o que seus pés estão fazendo, com apenas um bastão à sua frente para cada passo. Faça isso tanto com o braço e a perna do mesmo lado juntos ou com o braço e a perna opostos juntos. O duplo envolve plantar ambos os bastões simetricamente à sua frente e puxar-se para a frente enquanto você caminha três passos e, então, repete o movimento.

Se você é novo na caminhada nórdica, tem algum problema de saúde sério ou se recuperou recentemente de uma lesão ou cirurgia, obtenha a aprovação do seu médico primeiro. Christoforou sugere começar devagar nos treinos de caminhada nórdica.

“Se você normalmente faz caminhadas de 20 a 30 minutos, comece usando os bastões apenas cerca de 25% do tempo”, ela diz. “À medida que você se sentir confortável com o ritmo da caminhada, aumente gradativamente o tempo que você usa os bastões. Trabalhe até fazer dois a três treinos de caminhada por semana, de 30 minutos a uma hora cada ou mais, se você já estiver acostumado a caminhar mais”.

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