Pesquisar este blog
domingo, 9 de maio de 2021
DOR NO PESCOÇO!
Dor no pescoço: não é só a postura que influi.
Redação do Diário da Saúde
[Imagem: Anastasia Gepp/Pixabay]
Dor no pescoço
Com cerca de 80% dos empregos sendo sedentários, muitas vezes exigindo que os funcionários passem várias horas sentados, curvados em frente à tela do computador, a dor no pescoço é um risco ocupacional crescente.
Celulares e outros dispositivos também fazem com que as pessoas dobrem o pescoço por períodos prolongados.
Mas uma nova pesquisa sugere que a má postura não é a única culpada por estas dores.
Tanto fatores pessoais quanto a hora do dia desempenham um papel importante na força e na resistência do pescoço.
Múltiplos fatores
Pesquisadores descobriram que, embora as posturas inadequadas do pescoço e da cabeça sejam os principais determinantes da dor no pescoço, o índice de massa corporal, a idade e a hora do dia também influenciam a capacidade do pescoço de realizar movimentos sustentados ou repetidos.
"Nosso estudo apontou para uma combinação de fatores pessoais e de trabalho que influenciam fortemente a força e a resistência do pescoço ao longo do tempo. Mais importante, uma vez que esses fatores foram identificados, eles podem ser modificados para que o pescoço tenha uma saúde melhor e a dor seja evitada ou diminuída," descreve o professor Xudong Zhang, da Universidade Texas A&M (EUA).
Nos experimentos, os voluntários ficavam sentados e usavam um capacete que lhes permitia exercer uma força mensurável pelo pescoço. Em seguida, os pesquisadores pediam que eles mantivessem o pescoço reto ou inclinado para a frente ou para trás.
Um equipamento ajustável permitia então que os pesquisadores aplicassem uma força na cabeça e no pescoço em várias intensidades. Os testes foram repetidos com voluntários de várias idades e pesos corporais e em diferentes horas do dia.
[Imagem: Suman K. Chowdhury et al. - 10.1177/0018720820983635]
Índice de massa corporal e hora do dia
Quando Zhang e sua equipe analisaram os dados, eles descobriram que, como esperado, fatores relacionados ao trabalho, como a postura da cabeça/pescoço, desempenham um papel muito importante na determinação da força e resistência do pescoço.
Mas eles também observaram que, embora não houvesse diferença significativa entre homens e mulheres na resistência do pescoço, o índice de massa corporal foi um preditor significativo da resistência do pescoço, com os mais gordinhos apresentando uma resistência significativamente maior.
Além disso, de forma um tanto surpreendente, a hora do dia afeta a capacidade do pescoço de sustentar um esforço sem fadiga, com uma resistência quase 30% maior durante a manhã.
"É intuitivo pensar que, ao longo do dia, nosso pescoço fica mais cansado, pois o usamos mais," comentou Zhang. "Mas cerca de metade dos nossos participantes foram testados de manhã e o restante à tarde. Além disso, alguns dos participantes tinham empregos diurnos e outros trabalhavam no turno da noite. Apesar disso, constatamos consistentemente o efeito da hora do dia na resistência do pescoço."
Artigo: Neck Strength and Endurance and Associated Personal and Work-Related Factors
Autores: Suman K. Chowdhury, Yu Zhou, Bocheng Wan, Curran Reddy, Xudong Zhang
Publicação: Human Factors
DOI: 10.1177/0018720820983635
https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=dor-pescoco-nao-so-postura-influi&id=14701&nl=nlds
sábado, 8 de maio de 2021
INSTITUTO PLURAL EM PATO BRANCO - PR: DIAS DAS MÃES - 2021
MAIO - 2021
Mesmo com as restrições impostas a todos, devido à pandemia provocada pelo Corona-vírus, os profissionais-colaboradores do INSTITUTO PLURAL, filial em PATO BRANCO – PR, continuam dando a devida atenção às pessoas que prestam especial atendimento.
DIA DAS MÃES NÃO PASSARÁ em branco!!!
PARABÉNS A TODAS!!!
quarta-feira, 5 de maio de 2021
INSTITUTO PLURAL e ESPORTE CLUBE 9 de JULHO, de CORNÉLIO PROCÓPIO - PR: NOVA PARCERIA NA PRAÇA!
Para celebrar, com estilo, o acordo de cooperação histórico acertado entre o INSTITUTO PLURAL e O ESPORTE CLUBE 9 DE JULHO, de Cornélio Procópio – PR, os dirigentes LUIZ ANTONIO OLCHANESKI e JOSÉ CORPAS MORENO (do 9 de Julho) e JONI SILVA CORREIA (INSTITUTO PLURAL) foram ao Estádio Municipal Ubirajara de Medeiros, o famoso Campo da Vila. Secundado pelo excelente cuidador daquele estádio, o famoso Zelão, lembraram passagens de suas vidas envolvendo aquela área desportiva.
Acordo de cooperação assinado remete a pontos do Plano Nacional de Assistência Social, tendo o FUTEBOL como a oficina principal, vinculada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e um projeto denominado DEFESA e GARANTIA DE DIREITOS: PCD, PDC, PDR que colocará um Núcleo Jurídico do INSTITUTO PLURAL à disposição de quaisquer pessoas com deficiências, com doenças crônica e/ou com doenças raras que poderão buscar seus direitos, administrativa ou judicialmente.
Para saber mais, acesse
www.institutoplural.org.br