Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CELULITE ORBITÁRIA


Não resistir ao aperto daquele pontinho branco inflamado, que incomoda no rosto, pode ter como consequência sérios problemas de visão. É melhor deixar a espinha seguir seu processo natural, aconselha a oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Patrícia Moitinho, ao comentar que unha suja em contato com o ponto inflamado pode resultar em uma celulite orbitária. "Trata-se de uma inflamação do tecido em volta do olho, dentro da cavidade orbitária", define.
O quadro de celulite orbitária tem diferentes causas. Um trauma ocular, uma sinusite ou mesmo uma espinha mexida sem higiene adequada podem levar a bactéria para esse tecido e causar a celulite.
Até uma gripe mais agressiva é considerada entre as causas possíveis de uma celulite orbitária ou mesmo uma rinite, destaca a oftalmologista. Segundo a médica do HOB, são agentes da celulite orbitária as bactérias estreptococos, estafilococos e o vírus haemophilos influenza.
A evolução de um diagnóstico de celulite orbitária é tão grave que diante da sua presença confirmada, o médico determina internação imediata com tratamento a base de antibióticos e antivirais quando a origem for viral.
Os casos que evoluem para o comprometimento neurológico e perda de visão são raros, mas acontecem se o paciente não for tratado, alerta Patrícia.
A médica acredita que os casos de perda de visão ou evolução para um abscesso cerebral com indicação de intervenção cirúrgica neurológica mostram-se raros, "porque o portador de celulite orbitária não consegue conviver normalmente com seus sintomas".
Inchaço palpebral, vermelhidão, edemas, hiperemia, dor ocular, olho saltado, dificuldades para abrir e movimentar os olhos, trombose no seio cavernoso e amaurose (perda parcial ou total da visão) com comprometimento do nervo ocular são sinais de celulite orbitária que incomodam demais seus portadores, diz a oftalmologista.
Quando os sinais de presença da celulite orbitária se manifestam é preciso procurar atendimento médico, pois o ritmo da sua evolução vai depender do comportamento da bactéria ou do vírus que a causou e às vezes é rápido.
Normalmente, após exame clínico, o médico solicitará o internamento para o tratamento intravenoso com antibióticos específicos, pois o quadro pode ter evolução rápida e agressiva. Conforme a oftalmologista, esse tratamento é feito durante sete a 14 dias. Hemograma e um exame de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, também são solicitados frequentemente, uma vez que indicarão a presença e a extensão exata do quadro infeccioso provocado pela celulite orbitária.
(Fonte: ATF Comunicação Empresarial/SIS.SAÚDE)

23 comentários:

  1. Fiquei pasma de como um bichinho desse faz um estrago tão grande,que Deus nos livre desse mal.

    ResponderExcluir
  2. meu filho teve celulite orbitaria com 2 aninhos e foi um tratamento muito delicado,ficou internado 6 dias,mais graças a deus ele esta curado e perfeito sem nenhuma sequela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem fernanda...meu filho esta com essa doenca vou passa o que vc ja passou mas espero que igual ao seu caso meu filho tambem fique bem

      Excluir
  3. meu filho de dois aninhos teve celulite orbitaria e ficou internado 6 dias o tratamento nao foi fácil sofremos muito em ver aquele ser tao pequeninho ali naquela cama de hospital todo amarrado tomando soro 24 hras por dia em estado grave,mais de Deus eu tenho que agradecer ao médico pediatra paulo sergio lupatine que descobriu a doença rápido e curou meu filho com a GRAÇA DE DEUS,hoje ele tem cinco anos e é uma criança saudavel e perfeita sem sequelas.

    ResponderExcluir
  4. meu netinho esta hospitalizado com esta doenca. voces tem mais informacoes? vi que ele pode perder a visao?

    ResponderExcluir
  5. Minha esposa ano passado ficou hospitalizada 10 dias com celulite orbitária; Isso ela já havia passado por vários médicos dentro da cidade até que então de volta ao hospital o médico que á atendeu ficou absmado com o estado que deixarão com que ela ficou ,sendo que já havia passado por um oftálmologista com queixa de não enxergar e ele ha disse que não viu nada para que ela pudesse dizer de não enxergar enfim hoje ela além de não enxergar da vista esquerda ainda está com uma forte depressão por conta dessa doença.Ou seja com sequela inrrevérsivel

    ResponderExcluir
  6. meu filho apareceu com o olho inchado logo apos o uso do colirio still ele tem apenas 7anos sera que o medicamento complicou sua inflamaçao?

    ResponderExcluir
  7. Cara Ana,
    Não sou da área médica e pouco posso fazer, neste caso, mas especialistas na área estão aí para nos auxiliar.
    Procure alguém e fique tranquila.
    Fraternal abraço.
    JOni

    ResponderExcluir
  8. Nossa...meu sobrinho de 1 ano e 7 meses está com essa celulite,é muito triste vero sofrimento deles,já chorei tanto,mas graças a Deus ele está ficando bem...

    ResponderExcluir
  9. meu filho está internado com celulite é estranho, pois ninguem da familia esperava, ainda tive que ontar om o descaso da equipe de enfermeira do hospital q não queria ministrar a medicação imediata, tive que dar "esporros" nelas!!

    ResponderExcluir
  10. Meu filho teve esta doença ficou 12dias internado ficou Inreconhecivelo inchaço da face foi total ,os piores dias da minha vida e da dele o trauma não foi superado totalmente mais confio em deus

    ResponderExcluir
  11. Meu filho de 9 anos no último dia 26/07/2012 começou com uma coceira no olho e dentro de 2 dias ela inchou ao ponto d enão abrir mais o olho de tão inchado, levei-o ao pediatra, chegando lá foi constatado que ra uma celulito orbitária e foi internado rapidamente para tratamento venoso com antibiotico. Nossa foi uma luta, e os médicos me foram bem sinceros, pois esta bactéria evolui rapidamente e pode levar o paciente a ter ate uma meningite. Garças a Deus meu filho esta se recuperando bem.

    ResponderExcluir
  12. Meu afilhado teve celulite orbital com 2 aninhos.

    Nossa, foi horrivel ! Sofremos muito..
    isso tudo aconteçeu em novembro de 2011.

    Hoje, graças a DEUS ele ta bem !

    ResponderExcluir
  13. olá minha filha teve agora recente mente ela ficou 2 meses internadaela tem 12 anos ela ñ esta enxergando do olho afetado queria saber se tem algum tratamento ou cirurgia q posa ela voltar a exerga meu imail é jackddj@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Lamento não poder ajudá-la. Não sou da área médica e não tenho conhecimento para responder sobre o assunto.
      Com certeza, especialistas na área saberão orientá-la e tranquilizá-la.
      Boa sorte. Fraternal abraço.
      Joni

      Excluir
  14. Meu filho tem 3 anos e estamos internados há 5 dias com celulite orbitária, pensei que celulite só dava nas nádegas, coxas, etc. meu filho é saudável e o que levou a essa celulite foi a inflamação da garganta, o primeiro médico não identificou essa doença, mas graças a Deus Dra. Fernanda não nos deixou sair do hospital antes de exames mais completos. Agora está bem e aguardando a alta.

    ResponderExcluir
  15. ola JONIfui ao medico e me disseram q eu estou com celulite orbtária e me passou cefalxina e um colírio biancort.pergunto:fui diagnosticada certa?eu não deveria estar enternada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Selma,
      Como já citei em outras respostas, não sou da área médica e não tenho condições de me manifestar acerca deste procedimento.
      Entendo, pela explanação da Dra. Patrícia-Hospital Oftalmológico de Brasília, que a situação é grave e merece atenção, mais que super especial. A evolução da doença é rápida e não é possível "esperar para ver-o-que-acontece", não?
      Pergunto: porque não procurar uma outra opinião médica, de um (a) outro (a) especialista da área?
      Faça isto para não se arrepender depois e, no mínimo, ficar mais tranquila se tudo estiver bem encaminhado.
      Aja!
      Tchau
      Joni

      Excluir
  16. Meu filho ficou internado no dia 29/0/12/2012, pois ele tinha uma ferida em cima do olho depois de uma queda e essa ferida inflamou, levei a medica e a mesma só passou uma pomada para usar no local, dois dias depois ele não conseguia nem abrir o olho direito e apos o diagnostico medico que foi rapido ele ja foi internado....em algumas horas o inchaço ja ahavia tomado todo o olho......precisou ficar internado durante 05 dias...e é preciso....cuidado com qualquer ferida no rosto de nossa crianças...pois a contaminação é muito rapido!!!!! graças a Deus no quinto dia ele foi para casa e ainda teve que fazer um tratamento de 07 dias com antibiótico.

    ResponderExcluir
  17. oi minha filha tem 13 anos e esta,com a doença. peso que orem pela recuperaçao, dela.

    ResponderExcluir
  18. Tive a infelicidade de conhecer essa doença...senti na pele a dor, e convivo até hoje com uma bendita cicatriz ao lado do nariz...não tive nem tempo de tratar, acordei num belo dia com um febrão e uma bolinha vermelha...em poucas horas não enxergava mais nada, a bolinha já tinha encobrido meus dois olhos,foi preciso uma intervenção cirurgica..hoje GRAÇAS A DEUS estou bem...apesar da cicatriz que não me deixa esquecer!

    ResponderExcluir
  19. Meu filho de seis anos teve celulite Periorbitaria,, Graças a Deus ficou curado sem nenhuma sequelas!

    ResponderExcluir
  20. Minha filha teve celulite periorbitaria com 5 dias de nascida, devido ao grave estado e também considerando ser recem nascida ela teve duas paradas respiratorias devido ao avanço da infecção e ficou 21 dias na UTI, ela foi trocada de Hospital porque onde ela estava não tinha UTI NEONATAL, acabaram transferinso para um Hospital em Moema/SP que tivesse UTI NEONATAL, enfim, foram 21 dias de tratamento na UTI e quando foi um Milagre de Deus ela ter sobrevivido 2 paradas respiratorias e a Celulite Periorbitária que segundo os médicos da UTI, tudo isso poderia ser evitado se onde ela nasceu tivessem pingado o COLIRIO DE NITRATO nos olhos dela quando nasceu.Ela sobreviveu e hoje tem 13 anos e graças a Deus não pega nem gripe, tem uma saúde de ferro.

    ResponderExcluir