Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

ZUMBIDO

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, 17% da população convive diariamente com um zumbido contínuo. O zumbido é um barulho variável que pode ser como um apito, um chiado ou até mesmo semelhante a uma sirene, e tem diferentes intensidades. O sintoma pode alterar o sono, provocar estresse emocional e impactar negativamente na qualidade de vida de qualquer pessoa.
Devido ao impacto, o diagnóstico correto do problema é primordial para que o médico possa escolher o tratamento adequado para cada caso. “Avaliar os detalhes do problema auxilia o médico na definição do melhor tratamento para cada paciente”, explica Adriana Chaves, médica otorrinolaringologista.
Indivíduos com este sintoma podem contar com o teste de acufenometria. Trata-se de um exame que “mede” o zumbido – um conjunto de técnicas audiológicas que identifica um tom mais próximo ao som do zumbido do paciente.
“A acufenometria tem como principal vantagem a possibilidade de monitoração da real intensidade e frequência do zumbido e, por consequência, a supervisão do tratamento, além de auxiliar no diagnóstico das lesões auditivas”, diz Adriana.
O zumbido pode estar associado a perdas auditivas, infecções de ouvido, otosclerose, vertigens, efeito de drogas ototóxicas, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos, alterações metabólicas e circulatórias, estresse, depressão e ansiedade.
Por esta razão, a investigação diagnóstica é fundamental para permitir a melhor compreensão e caracterização do zumbido. A realização dos exames complementares, como a acufenometria e os demais testes auditivos, é capaz de fornecer informações importantes, auxiliando a escolha do tratamento mais adequado para cada indivíduo. (Fonte: oqueeutenho.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário