Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COCAÍNA e HEMORRAGIA INTRACEREBRAL



Pesquisadores das universidades de Texas, Tulane e da Califórnia (EUA) avaliaram o uso de cocaína em pacientes com hemorragia intracerebral não traumática. O estudo foi recentemente publicado no periódico Stroke.
Foram identificados 45 pacientes com hemorragia intracerebral associada à cocaína e 105 casos não relacionados. Não houve diferenças significativas em idade ou gênero, mas o número de negros foi significativamente maior no grupo com uso de cocaína.
Os usuários de cocaína tiveram maior pressão arterial à admissão, proporção significativamente maior de hemorragia subcortical e maiores taxas de hemorragia intraventricular, em comparação aos não usuários.
Os desfechos funcionais foram piores entre os usuários de cocaína, que também foram menos propensos a receber alta para casa ou para uma clínica de recuperação. Os usuários de cocaína foram quase três vezes mais propensos a morrer durante a hospitalização aguda.
Portanto, os resultados indicam que o uso recente de cocaína está associado a hemorragias em regiões subcorticais, com maior risco de hemorragia intraventricular e pior prognóstico do que a hemorragia intracerebral espontânea. (Fonte: Stroke, Volume 41, 2010, Pages 680-684/Bibliomed/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário