Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

DEPRESSÃO e PROTEÍNA

Cientistas descobriram uma proteína que teria forte impacto na depressão.  A falta dessa molécula, conhecida como MIF, impede a produção de genes, aumentando comportamentos ansiosos e depressivos.
O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (12) pela Escola Politécnica Federale de Lausanne (EPFL), na Suíça.
Uma equipe dirigida pela diretora do Laboratório de Genética Comportamental do EPFL, Carmen Sandi, descobriu que a molécula era encontrada em grandes quantidades nas células-tronco do hipocampo, uma região do cérebro considerada importante para a formação da memória e um dos locais onde se formam novos neurônios.
Como estudos anteriores mostravam que a formação de novos neurônios era um fator importante para reduzir a ansiedade, os cientistas tentaram manipular a presença da MIF no cérebro dos ratos, eliminando-a.
Constataram, então, que a ausência da molécula reduzia de forma significativa a produção de neurônios, o que aumentava a ansiedade.
A equipe espera que a descoberta leve ao desenvolvimento de medicamentos contra a depressão. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 121 milhões de pessoas sofrem atualmente com a doença.(Fonte: r7.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário