Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

METFORMINA

A metformina tem sido utilizada como terapia para obesidade na adolescência, embora ainda não existam estudos controlados em longo prazo.
O periódico Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine publicou estudo que investigou se a terapia com metformina de liberação prolongada por 48 semanas é capaz de reduzir o índice de massa corporal (IMC) de adolescentes obesos. A amostra consistiu em adolescentes obesos (IMC ≥ percentil 95), com 13-18 anos, divididos aleatoriamente para receber a intervenção (n = 39) ou placebo.
A intervenção consistiu no uso de metformina de liberação prolongada na dose de 2.000 mg/dia, durante 48 semanas, após 1 mês de intervenção para mudança de estilo de vida. Após 48 semanas, o IMC médio aumentou 0,2 no grupo placebo e reduziu 0,9 no grupo com metformina de liberação prolongada (P = 0,03). Esta diferença persistiu por 12 a 24 semanas após a cessação do tratamento. Não foram observados efeitos significativos da metformina sobre composição corporal, gordura abdominal ou índices de insulina.
Esses dados indicam que a metformina de liberação prolongada causa uma redução pequena, mas estatisticamente significativa, no IMC quando adicionada a um programa de intervenção para mudança no estilo de vida. (Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, Volume 164, Number 2, 2010, Pages 116-123.- Bibliomed/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário