Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

ARROZ VERMELHO

Utilizado há muitos anos na China como medicamento natural, o arroz vermelho foi trazido ao Brasil pelos portugueses e plantado no Maranhão e, posteriormente, radicado na Paraíba, onde faz parte da culinária local. Apesar de pouco conhecido no País, o grão é altamente nutritivo e benéfico à saúde.
Na sua composição, encontra-se a monocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar a redução do nível de colesterol no sangue, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol, que podem causar infartos e derrames cerebrais. É possível achar a estatina sintética em medicamentos, porém, essa substância pode causar efeitos colaterais, como fraqueza e dor muscular, o que torna o arroz vermelho uma opção saudável e sem restrições.
Além disso, o extrato desse tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco.
O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional, com tempero a gosto. Pode ser encontrado em redes de supermercados. Autora: Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural. (Fonte:SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário