Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DIAGNÓSTICO DE LEPTOSPIROSE

Uma boa notícia na área da saúde vem de pesquisadores da Fiocruz em Salvador e pode ajudar muito no diagnóstico de leptospirose, uma doença grave, que se dissemina nas enchentes.
O novo equipamento, do tamanho de um cartão de crédito, levou dez anos para ser desenvolvido por cientistas da fundação Oswaldo Cruz de Salvador em parceria com pesquisadores de universidades americanas.
Eles isolaram uma proteína da bactéria causadora da leptospirose e conseguiram implantá-la numa fita que fica dentro de um cartucho. Basta uma gota de sangue, se o paciente estiver com a doença, os anticorpos entram em contato com a proteína e o resultado logo aparece: dois traços numa faixa branca. Se o exame der negativo, o equipamento mostra apenas um traço.
A leptospirose é transmitida pela urina do rato e pode ser adquirida por meio de água contaminada. O teste traz facilidade e rapidez no diagnóstico da leptospirose. Atualmente, as técnicas utilizadas no mundo todo exigem a análise do sangue do paciente em laboratórios especializados e são mais demoradas. Uma delas leva até 15 dias para dar o resultado. Com este equipamento, a identificação da doença é feita em 20 minutos.
"Você tem um teste na hora. Dando positivo, você trata o paciente. Seguramente, você vai evitar que este paciente venha para um hospital para ser internado, como em alguns casos exigem ir para uma UTI, o que traz custo para o sistema de saúde", ressaltou o pesquisador da Fiocruz, Mitermayer Reis.
Os cientistas testaram quase mil pacientes para comprovar a eficácia do produto. Mas a técnica ainda precisa ser avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.
"Até o final do ano, ou mais tardar até o início do próximo ano, este teste pode ser produzido em escala pela Fiocruz. Está tudo preparado para isso, e vamos ter um produto deste em todos os postos de saúde do Brasil, onde a leptospirose está sendo um problema", afirmou o pesquisador.
(Fonte: jornalnacional.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário