Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

TERAPIA COM OPIÓIDES

PAPOULA
A terapia em longo prazo com opióides para dor crônica não relacionada a câncer está se tornando cada vez mais comum na prática comunitária. Concomitante a esta alteração na prática, as taxas de overdose têm aumentado.
Um estudo realizado nas universidades de Washington, Califórnia (EUA) e Keele (Reino Unido) e publicado no periódico Annals of Internal Medicine avaliou as taxas de overdose de opióides e a associação com o uso diário prolongado. A amostra consistiu em 9.940 pessoas, recebendo 3 ou mais prescrições de opióides em 90 dias para dor crônica não relacionada a câncer.
Foram identificados 51 casos de overdose de opióides, incluindo 6 mortes. Comparados aos pacientes que recebiam 1-20 mg/dia de opióides, aqueles em uso de 50-99 mg/dia tiveram aumento de 3,7 vezes no risco de overdose. Os pacientes que recebiam 100 mg/dia ou mais tiveram risco 8,9 vezes maior.
Os resultados indicam que os pacientes que recebem altas doses de opioides têm risco aumentado de overdose, o que reforça a necessidade de supervisão mais rigorosa destes pacientes.
Fonte: Annals of Internal Medicine, Volume 152, Number 2, January 19, 2010, Pages 85-92.
(Fonte: Bibliomed/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário