Mulheres jovens que consomem bebidas alcoólicas podem ter um maior risco de desenvolver doenças benignas da mama, que podem levar ao câncer, segundo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Avaliando cerca de 6,9 mil mulheres com idades entre 16 e 23 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que bebem seis ou sete dias por semana teriam mais de cinco vezes maior propensão a ter doença mamária - caracterizada por formação de cistos, desconforto, mamilos sensíveis e coceira.
“Os resultados de nosso estudo oferecem a garotas mais velhas e adolescentes outra razão para evitar o álcool”, destacou a pesquisadora Catherine Berkey.
“Vimos efeitos na saúde com quantidades de álcool que não são tóxicas, então, as jovens deveriam ter consciência para evitar totalmente o álcool pelo menos até terem a idade legal para beber”, acrescentou.
Os especialistas destacam, entretanto, que não estão claras as razões desse efeito do álcool.
Eles acreditam que isso se deva ao efeito do álcool sobre o hormônio estrogênio, que pode promover o crescimento do tecido mamário. Porém, mais estudos são necessários para confirmação.(Fonte: Leandro Perché- Boa Saúde/SIS.SAÚDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário