Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

NANOPARTÍCULAS CONTRA BACTÉRIAS

Pesquisa desenvolvida pelo jovem brasileiro Thiago Sequinel, 25 anos, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), pretente amenizar a incidência das bactérias dos organismos em ambientes que precisam estar constantemente limpos, como hospitais, clínicas e casas de paciente em tratamento, informou o Correio Braziliense.
“A técnica consiste na fabricação de uma película extremamente fina formada a partir de nanopartículas, aliando temperatura e pressão adequadas. Uma nanopartícula é um corpo tendo uma dimensão da ordem de 100 nm ou menor. O material, invisível a olho nu, pode ser aplicado na superfície de materiais de acabamento, como azulejos e cerâmicos, além de vidros, madeiras e plásticos”.
Produzido a partir de processo químico específico, o filme impede que qualquer tipo de bactéria entre em contato com a superfície escolhida, facilitando a limpeza e mantendo o local livre de contaminação.
O projeto de Sequinel venceu a competição internacional Idea to Product (Da ideia ao produto,em português), realizada no ano passado nos Estados Unidos. O prêmio foi de US$ 10 mil, que serão empregados na continuidade do projeto. (Fonte: RADIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário