Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

AUDIODESCRIÇÃO e OPEN CAPTION

Um dos grandes destaques do 36º Festival SESC Melhores Filmes 2010 é a inclusão do recurso da Audiodescrição em todos os filmes exibidos, uma tecnologia que permite aos deficientes visuais compreender a narrativa através da 'tradução' de imagens em palavras pela descrição das mesmas em conjunto com as falas originais.
A primeira exibição do blockbuster "Avatar", que aconteceu na segunda-feira, 12 de abril, contou com a presença de mais de 40 deficientes visuais.
Além disso, os deficientes auditivos também podem acompanhar todas as exibições do Festival através do sistema de legendagem Open Caption que descreve o áudio do filme.
Paralelamente aos filmes que serão exibidos durante o Festival, acontece a exposição 35mm em Relevo, uma exposição tátil em que imagens de clássicos do cinema brasileiro são convertidas em placas com relevos que destacam os volumes produzidos pelos contrastes de luz e sombra das fotografias em preto e branco.
As obras são colocadas em suportes com inclinação de 15º para que o público possa tocá-las confortavelmente, percebendo a relação das formas.
A exposição é aberta ao público em geral, possibilitando que estes sintam a experiência de "enxergar" com as mãos.
Entre os filmes retratados estão "O Beijo da Mulher Aranha", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "A Dama Do Cine Xangai", "O Pagador de Promessas", "Vidas Secas", "Macunaíma" e "Toda Nudez Será Castigada". (Fonte: Blog da Audiodescrição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário