Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2012

CHOCOLATEÍSMO? EXISTE?

Sem dúvidas, a missão de andar debaixo de um “teto” de ovos de Páscoa nos supermercados ou dar de cara com vitrines lotadas com chocolates de diferentes tipos não é nada fácil. Não há quem não encha os olhos nesta época de Páscoa e queira experimentar as mais diferentes opções. Para os “chegados” a esta delícia, fiquem à vontade para comer, porque ele traz vários benefícios à saúde. Mas cuidado, o chocolate também poderá se tornar um vilão. 

Sensação de bem-estar, alívio de tensão, melhora da TPM (tensão pré-menstrual) e emagrecimento são apenas algumas das qualidades do chocolate, segundo a médica especialista em medicina ortomolecular e nutróloga, Sylvana Braga. 
— O chocolate ajuda a retardar o envelhecimento, já que contem uma sustância antioxidante. Além disso, ele tem cafeína, que ajuda na rapidez de raciocínio. O chocolate também tem substâncias que aceleram o metabolismo, por isso, ajuda no emagrecimento, além de baixar o colesterol, já que tem elementos que colaboram na queima de gordura.
Apesar de toda a lista de benefícios, há um simples “porém”, de acordo com a nutricionista e autora do livro Chocolate – Energia e Saúde, Rosana Farah. Segundo ela, o recomendável é comer o chocolate amargo, já que este tipo é o que tem mais cacau e é o que faz bem à saúde. 
— Os demais [ao leite e branco] têm uma quantidade de gordura muito grande. Pior deles é chocolate branco que é o que tem menos cacau e mais gordura. A quantidade também precisa ser controlada. No máximo 30 g por dia, mais ou menos três quadradinhos. Mas tudo depende da pessoa. Se ela tem problema de peso, pressão, não pode comer todos os dias. 
Cuidados 
Ao escolher o chocolate, é preciso tomar cuidado com os do tipo dietéticos. Apesar de ele ser vendido com baixa quantidade de calorias, Rosana afirmou que para chegar à mesma consistência de um chocolate normal, a indústria coloca mais quantidade de gordura. 
— Dependendo da pessoa, o dietético é muito pior que o normal. Muita gente se preocupa só com as calorias e não pensa na qualidade. 
O cardiologista do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Protávio Luz, informou que pesquisas recentes apontam que o chocolate também ajuda na redução de 37% de problemas cardiovasculares e 29% de AVC (acidente vascular cerebral). 
—O consumo exagerado também poderá acarretar em diversos problemas para a saúde, como aumento de peso, risco de ter hipertensão. Afinal, esses elementos têm grande porção de açúcar e gordura. 
Dicas de desintoxicação 
De acordo com os especialistas ouvidos pelo R7, não é preciso passar vontade, mas o ideal é comer devagar, fora das refeições e não exagerar. Caso durante a Páscoa se passe do limite, a médica Sylvana recomenda uma dieta de desintoxicação nos dias seguintes. (Leia abaixo as dicas). 
— Diminua os carboidratos e aposte em proteínas, como carnes e legumes e frutas. 
— Tome chá de salsinha. Basta ferver, coar e tomar. 
— Bata no liquidificador pepino, aipo e uma folha de hortelã. Eles contem bastante água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário