Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA

Autoestima, equilíbrio e concentração são apenas alguns deles, mas ainda faltam profissionais habilitados

Antônio Souza pratica os exercícios há cinco meses e já se sente melhor e mais animado

Equipe multidisciplinar trabalha em Cornélio Procópio: atendimento integral
Cornélio Procópio - Recuperar os movimentos e a autoestima são apenas alguns dos benefícios para quem pratica a equoterapia. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a terapia com a ajuda de cavalos vem conquistando adeptos pelo sucesso que proporciona. Em Cornélio Procópio (Norte), o Centro de Equoterapia Vó Diva está há um ano e meio atendendo a população do município e região.
O farmacêutico Rodolpho Toshio Furukawa, 30 anos, tem paralisia cerebral e começou a praticar equoterapia em setembro de 2010, uma vez por semana. Os resultados logo começaram a aparecer. ''Antes eu era mais travado, agora tenho mais mobilidade, mais coordenação motora e equilíbrio e sinto mais facilidade inclusive para dirigir'', comenta. ''Não pensei que fosse melhorar tanto, até me tornei mais sociável, a equoterapia me ajudou a conhecer pessoas'', reconhece.
Outro que descobriu os benefícios da equoterapia foi José Edvalter Costa, de 65 anos, que pratica os exercícios há aproximadamente um ano. Por conta da artrose e da Doença de Parkinson, seu neurologista o encaminhou para tratamento. ''Eu não aguentava fazer a fisioterapia mecânica e a equoterapia me ajudou muito. Antes eu tinha dificuldades até para virar o pescoço, agora até os tremores do Parkinson desapareceram. Além disso, minha cabeça também está melhor, estou mais descontraído e alegre também'', atesta.
Antônio Carvalho de Souza, 81 anos, também passou a praticar os exercícios com a ajuda dos cavalos há cinco meses e já se sente melhor, mais animado e com sono de qualidade. ''Ouvi falar dos benefícios e resolvi experimentar.''
Orientação 


Mesmo com todo o sucesso da técnica, ainda poucos profissionais estão aptos a trabalhar com a equoterapia. Essa realidade foi vivenciada pelo leiloeiro Antônio Pereira Lima, de Cornélio Procópio, quando resolveu montar o Centro de Equoterapia Vó Diva, há cinco anos. ''Quando comprei a propriedade e os animais, minha intenção era dispor o local para que a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pudesse trabalhar, mas eles não tinham pessoal capacitado. Comecei a procurar e vi que este ainda é um campo a ser descoberto pelos profissionais de diversas áreas, pois realmente faltam pessoas aptas a prestar este tipo de atendimento.'' 
Lima decidiu então capacitar os profissionais. Com a orientação da Associação Nacional de Equoterapia (Ande), encaminhou-os a diversos cursos e o atendimento teve início em agosto de 2010. Hoje a equipe é composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagoga e enfermeira. ''Proporcionamos um atendimento integral e na mesma sessão diversas áreas podem ser trabalhadas'', explica ele.
No início a intenção era atender gratuitamente a todos, mas devido aos custos foi necessário mudar o sistema. O Centro firmou convênio com algumas prefeituras e passou a atender particular, cedendo algumas bolsas.
''Empregamos 10 pessoas e dispomos de sete animais, com um custo médio de R$ 300 por animal. Estava ficando difícil manter tudo e por isso precisamos fazer os convênios e também os atendimentos particulares'', justifica Lima. E também para ajudar nas despesas, uma vez por mês o Centro promove um almoço.
Serviço - O Centro de Equoterapia Vó Diva irá promover workshops para os profissionais interessados em saber um pouco mais sobre a atividade. A primeira edição será nos dias 14 e 15 de abril. Informações pelo fone (43) 3524-4924 ou 9631-3488
Érika Gonçalves - Reportagem Local - http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--474-20120404

Nenhum comentário:

Postar um comentário