Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DEPRESSÃO e CAMINHADA

Uma em cada dez pessoas enfrenta depressão em algum momento da vida. Os tratamentos tradicionais incluem medicamentos e psicoterapia. Mas há relatos de resultados promissores no campo das chamadasterapias alternativas, incluindo meditação e ioga.
Um estudo recente mostrou que a ioga reduz os níveis de GABA (gama-aminobutírico cerebral), uma substância associada com a depressão e outros transtornos de ansiedade.
Caminho contra a depressão
Mas pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia, mostraram que uma simples caminhada pode ser o caminho para cuidar da depressão.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que exercícios vigorosos aliviam os sintomas da depressão.
Mas os cientistas queriam conhecer a eficácia de exercícios mais ao alcance de todos, como sair para dar uma caminhada pelos arredores de casa.
"A caminhada tem a vantagem de poder ser praticada pela maioria das pessoas, de implicar pouco ou nenhum custo, e de ser relativamente fácil de incorporar à rotina diária", dizem os autores.
Intervenção efetiva
Os resultados indicam que "caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão".
Os resultados obtidos foram similares àqueles obtidos com formas mais vigorosas de exercício, feitos em academias.
Os pesquisadores admitem, no entanto, que mais pesquisas precisam ser feitas sobre o assunto para que os médicos possam dar prescrições mais exatas aos pacientes.
Por exemplo, ainda há dúvidas sobre a duração, a velocidade e o local onde a caminhada deve ser realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário