Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

FINASTERIDA e EVENTOS SEXUAIS ADVERSOS

Finasterida: eventos sexuais adversos podem continuar mesmo após a suspensão da medicação, segundo informações do FDA.

Em 11 de abril de 2012, o Food and Drug Administration (FDA) anunciou mudanças nas bulas do Propecia (finasterida 1 mg) e do Proscar (finasterida 5 mg), expandindo a lista de eventos adversos sexuais relatados, uma vez que alguns desses eventos foram observados mesmo após a suspensão da medicação (notar que a disfunção erétil foi adicionada como um evento conhecido em 2011).
As principais alterações na bula incluem:
  • A revisão da bula do Propecia para incluir distúrbios da libido, distúrbios da ejaculação e distúrbios de orgasmo que continuaram após a descontinuação da droga.
  • A revisão da bula do Proscar para incluir diminuição da libido que continuou após a descontinuação da droga.
  • A revisão de ambas as bulas para incluir uma descrição de relatos de infertilidademasculina e/ou da qualidade do sêmen que normalizaram ou melhoraram após a descontinuação da droga.
Apesar do fato de que claras relações causais não foram estabelecidas entre o uso de finasterida (Propecia e Proscar) e eventos adversos sexuais, os casos sugerem uma ampla gama de efeitos adversos relatados em pacientes que tomam estes medicamentos. As informações sobre esses eventos adversos podem ser importantes individualmente. Assim, os médicos e os pacientes precisam estar cientes deles, como parte de uma discussão sobre os riscos e os benefícios da finasterida ao determinar as melhores opções de tratamento.
Proscar e Propecia contêm o ingrediente ativo finasterida e pertencem a uma classe de medicamentos chamada “inibidores da 5-alfa-redutase”. O Proscar (finasterida 5 mg) foi aprovado pelo FDA, em 1992, e é indicado para o tratamento de sintomas incômodos da hiperplasia benigna da próstata (também conhecida como HBP ou aumento da próstata) e para reduzir o risco de retenção urinária ou a necessidade de cirurgia relacionada com HBP. Já o Propecia (finasterida 1 mg) foi aprovado pela FDA em 1997, para utilização no tratamento da queda capilar de padrão masculino, podendo ser usado apenas em homens.
O FDA acredita que a finasterida continua sendo uma droga segura e eficaz para as indicações aprovadas. Os profissionais de saúde e pacientes devem considerar esta informação nova ao decidir a melhor opção de tratamento.
Fonte: FDA
 NEWS.MED.BR, 2012. Finasterida: eventos sexuais adversos podem continuar mesmo após a suspensão da medicação, segundo informações do FDA. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2012.

Um comentário: