Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

MENOS SAL e MAIS TAXAÇÃO


Dr.Thomas Gaziano
A abordagem combinada de reduzir apenas 10% o teor de sal em alimentos processados ​​e tributar os alimentos com alto teor de sal pode reduzir as mortes cardiovasculares em países em desenvolvimento, tanto quanto 3%, uma nova modelagem estudo sugere. Esta dupla abordagem também seria mais barato, conforme disse a jornalistas o Dr. Thomas Gaziano (Harvard School of Medicine, Boston, MA), no sábado passado, no Congresso Mundial de Cardiologia 2012, realizado em Dubai-Emirados Árabes Unidos.
"Uma redução de 3% é considerável", disse Gaziano. "Isso se traduziria em 500 000 mortes a menos por ano se não houvesse a adoção global ou 250 000 nos 19 países que monitoramos. Também vários milhões de ataques cardíacos não-fatais e acidentes vasculares cerebrais poderiam ser prevenidos." 
A hipertensão arterial é o fator de risco número um de morte no mundo, respondendo por 12,8% de mortes a cada ano, Gaziano observou. Ela também responde por 10% de todos os gastos de saúde em todo o mundo - $ 450 bilhões por ano só nos EUA.
A abordagem proposta inclui a colaboração voluntária por parte de fabricantes de alimentos para reduzir o teor de sódio em 10% e a aplicação de um imposto de 40% para alimentos salgados - semelhante à dos impostos aplicados ao tabaco em muitos países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário