Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

DIABETES e JOVENS OBESOS: PREVENÇÃO É TUDO!


Estudo: Adolescentes pesados ​​têm problemas para controlar diabetes.
Por ALICIA CHANG - LOS ANGELES (AP)
Uma nova pesquisa envia um aviso sério para os adolescentes com excesso de peso: se você desenvolver diabetes, você enfrentará tempo difícil para mantê-la sob controle.
Um grande estudo, divulgado domingo, testou várias maneiras de controlar o açúcar no sangue de adolescentes recém-diagnosticados com diabetes e descobriu que quase metade deles fracassou dentro de poucos anos e 1 em cada 5 sofreu sérias complicações. Os resultados refletem o problema para um país com índices crescentes de "diabesidade" - diabetes tipo 2 provocada pela obesidade.
O estudo financiado pelo governo federal norte-americano é o maior até agora para a forma de tratar a diabetes em adolescentes. Estudos anteriores têm sido principalmente em adultos e a maioria das drogas   não são as mesmas aprovadas para os jovens. A mensagem é clara: Prevenção é tudo!
"Não desenvolva diabetes em primeiro lugar," disse o Dr. Phil Zeitler da Universidade do Colorado em Denver, um dos líderes do estudo.
Um terço das crianças americanas e adolescentes estão com sobrepeso ou obesos. Eles estão em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, em que o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou usar o que ele faz para processar o açúcar dos alimentos. Até a epidemia de obesidade, os médicos raramente  viam crianças com diabetes tipo 2. O tipo mais comum de diabetes em crianças é tipo 1, que costumava ser chamado de diabetes juvenil.
Os médicos costumam iniciar o tratamento do diabetes tipo 2 com metformina, uma pílula para baixar o açúcar no sangue. Se ainda assim não pode ser controlada, outras drogas e injeções diárias de insulina podem ser necessárias. Quanto mais açúcar sobra no sangue, maior o risco de sofrer perda de visão, danos nos nervos, insuficiência renal, amputação de membros - até mesmo ataques cardíacos e derrames.
O objetivo do estudo era simples: qual é a melhor maneira de se manter o diabetes sob controle?
O estudo envolveu 699 adolescentes com sobrepeso e obesidade e recentemente diagnosticados com diabetes. 
Entre todos os adolescentes no estudo, 1 em 5 teve uma complicação grave, tais como o açúcar no sangue muito elevado e geralmente tiveram que ser hospitalizados.
Os resultados foram publicados on-line pelo New England Journal of Medicine e apresentado em uma reunião pediátrica, em Boston. O National Institutes of Health financiou o estudo e as empresas farmacêuticas dooram os medicamentos.
O "desanimador" resultado aponta para a necessidade de criar um "saudável" comer menos, mover-se 
mais:"uma cultura para ajudar a evitar a obesidade que contribui para a diabetes", escreveu o Dr. David Allen, da Universidade de Wisconsin Escola de Medicina e Saúde Pública, em um acompanhamento editorial.
New England Journal of Medicine: http://www.nejm.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário