Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ONDAS DE CHOQUE PARA DORES ORTOPÉDICAS

Tratamento de choque para combater a dor

Terapia utiliza ondas de choque para curar doenças ortopédicas crônicas; técnica pode ser uma alternativa à cirurgia
Fotos: César Augusto
Márcio Nishida: ''O tratamento proporciona um relaxamento muscular importante, o tendão relaxa e o efeito de alívio é imediato''
As ondas não só estimulam o crescimento de tecido ósseo, mas também curam outros tecidos como a pele, tendões, músculos
Um aparelho que tem como princípio a mesma ideia do tratamento de cálculos renais, está há quase 10 anos no Brasil ajudando pacientes com patologias ortopédicas. Desenvolvido na Alemanha, o tratamento de ondas de choque ainda não é muito popularizado principalmente pela pouca quantidade de aparelhos disponíveis em clínicas médicas. Além de ser indicado para as dores crônicas, a influência das ondas de choque ativa genes no núcleo das células iniciando a produção de várias proteínas responsáveis pelos processos de cicatrização proporcionando alívio imediato aos pacientes e possível cura a curto prazo. 

Na maioria dos casos a indicação não passa de três semanas de aplicações - uma vez por semana - num tratamento que dura cerca de seis semanas. Cada sessão dura cerca de 40 minutos a uma hora e o paciente sente apenas uma sensação de 'formigamento' no local aplicado. 

De acordo com o médico fisiatra da Clínica Medsport de Londrina, Márcio Nishida, as ondas de choque passam através dos tecidos moles, sem danificá-los estimulando uma melhor circulação sanguínea no local da dor. O procedimento é indicado para problemas ortopédicos clássicos como: tendinopatia calcificante do ombro; pseudoartrose (não consolidação óssea das fraturas); fascite plantar ('esporão') e epicondilite do cotovelo (cotovelo do tenista), além de outras patologias. 

''Ele proporciona um relaxamento muscular importante, o tendão relaxa e o efeito de alívio é imediato. A musculatura também fica mais forte. O tratamento depende de cada caso e geralmente é realizado paralelamente a outros tratamentos que o paciente fará'', diz. 

Dados da Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque observaram que as ondas de choque não só estimulam o crescimento de tecido ósseo, mas também curam outros tecidos - pele, tendões, músculos, etc. Nos últimos anos, a própria sociedade entendeu que a indicação para o tratamento pelas ondas de choque também é eficaz no tratamento da tendinopatia patelar (joelho do saltador); síndrome da dor do grande trocanter (GTPS) ou bursite trocantérica; síndrome dos adutores e muitas outras tendinopatias crônicas e patologias musculares. 

Especialmente para pessoas fisicamente ativas e atletas de alta performance, a terapia por ondas de choque oferece uma opção de tratamento não-invasivo. ''Existe contra indicação para gestantes, pessoas que tomam anticoagulantes e outros casos mais específicos que precisam ser avaliados individualmente. Após as primeiras 24 horas de aplicação, o paciente pode sentir uma dor mais aguda mas é normal devido a alta circulação sanguínea que ocorre no local'', explica.

3 comentários:

  1. Sou portador de tendinopatia no quadril, o médico aconselhou o tratamento por ondas de choque, pois o estágio é crônico, aliado ao fato de que não posso tomar antiflamatório em virtude de problemas renais (proteinúria e hematatúria), gostaria de saber a opinião de algum médico especializado nesta área, pois não conheço ninguem que tenha feito este taratmento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      No momento, sugiro procurar:
      Clinica Medsport
      R. Senador Souza Naves, 1293
      Centro - Londrina (Paraná)
      CEP: 86010-160
      Telefone(s): (43) 33239630
      Especialidades atendidas neste endereço:
      Medicina Física e Reabilitação

      Até outra hora. Boa sorte.
      Joni

      Excluir
    2. JONI OBRIGADO.
      ABDEL

      Excluir