Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FALTA DE AR


Quando falta o ar, falta saúde

Você tosse com frequência? Tem catarro diariamente? Cansa mais do que outras pessoas da mesma idade? Tem mais de 40 anos? É fumante ou ex-fumante? Se você respondeu positivamente a três destas perguntas, é hora de cuidar da saúde e procurar um médico. Estes podem ser sinais de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que mata 40 mil brasileiros por ano. A doença deve ser a terceira causa de morte no mundo até 2020, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Para fazer o diagnóstico da doença é necessário passar por um exame de espirometria. O aparelho mede o fluxo de ar expelido em um minuto pelo paciente. Esta é uma doença prevenível e tratável, que pode ser progressiva se associada a uma resposta inflamatória pulmonar. 
A principal característica da DPOC é a limitação persistente da entrada do fluxo de ar, ou seja: a dificuldade para respirar. A doença é uma associação da bronquite crônica (inflamação dos brônquios) com o enfisema pulmonar (perda de elasticidade dos alvéolos pulmonares). 

Leia a reportagem completa de Michelli Aligleri- Folha de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário