Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

VITAMINA D, DIABETES E GRAVIDEZ


Um novo estudo publicado na revista Diabetes sugere que as mulheres grávidas devem se certificar de terem vitamina D suficiente em seus sistemas, a fim de reduzir o risco de diabetes tipo 1 em seus filhos.
O estudo mostrou que as mulheres grávidas que tiveram maiores níveis de vitamina D, medida como 25-hidroxi-vitamina D, durante a gravidez tiveram 100 por cento menos probabilidade de ter um filho que irá desenvolver diabetes tipo 1, antes de 15 anos de idade, em comparação com aquelas com menores níveis de vitamina D.
Estudos anteriores sugeriram que tomar suplementos de vitamina D durante a gravidez ou a infância pode reduzir o risco de diabetes tipo 1. O estudo mostrou que a baixa vitamina D pré-natal pode aumentar o risco de diabetes tipo 1 na criança (s). 
Para o estudo, Ingvild M. Sørensen de Oslo University Hospital Ullevål, em Oslo, Noruega, e colegas analisaram dados de 29.072 mulheres na Noruega, das quais 109 mulheres deram à luz uma criança que desenvolveu diabetes tipo 1 antes dos 15 anos de idade e 219 de mulheres-controle cujos filhos não desenvolveram a condição médica.
Dividindo-se os níveis de vitamina D pré-natal em quartis, um maior nível de vitamina D durante a gravidez foi associado a um menor risco de diabetes tipo 1 em crianças.
As mulheres que tiveram seus níveis de vitamina D pré-natal no quartil inferior eram duas vezes mais propensas a ter um filho que irá desenvolver diabetes tipo 1 do que aquelas cujos níveis de vitamina D durante a gravidez estavam no quartil mais elevado.
Os investigadores escrevem "nossos resultados fornecem suporte para o início de um estudo de intervenção para prevenir a diabetes tipo 1 em crianças, aumentando o nível de 25-OHD materno durante a gravidez."


Nenhum comentário:

Postar um comentário