Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

MACONHA e CÂNCER DE TESTÍCULO: NOVO ESTUDO


Consumo de maconha relacionado ao câncer de testículo: risco dobrado.

10 de setembro de 2012 - Um novo estudo confirma a ligação entre o uso recreativo de maconha e um risco aumentado para câncer de testículo em homens jovens, de acordo com pesquisadores americanos.

O estudo, publicado on-line hoje em Câncer , é o primeiro a investigar também a associação entre outras drogas e risco de câncer testicular. Numa surpreendente descoberta, o consumo de cocaína foi associada a um risco reduzido para o câncer.
No entanto, o foco principal do estudo foi o auto-relatado uso de maconha por homens de 18 a 35 anos de idade.Ela envolveu 163 homens diagnosticados com câncer de testículo e 292 homens saudáveis.
Os jovens que já tinham usado maconha tinham um risco duas vezes maior de desenvolver um tumor de células germinativas testiculares, em comparação com aqueles que nunca tinham usado maconha (odds ratio [OR], 1,94, intervalo de confiança de 95% [IC], 1,02-3,68 ), relatam os pesquisadores, liderados por Victoria Cortessis, PhD, da Escola Keck de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles.
Este risco dobrado foi observada após os pesquisadores terem ajustado para um grande número de variáveis, incluindo o uso de cocaína e uma história de um testículo retido (criptorquidia).
Quando os pesquisadores analisaram os subtipos histológicos, eles viram que o uso da maconha era especialmente associada com "nonseminoma" e tumores de histologia mistos (OR, 2,42, 95% CI, 1,08-5,42).Estes dois subtipos têm um prognóstico pior do que os outros tipos de câncer de testículo.
Nunca o uso de maconha foi associado ao o risco para o subtipo seminoma.
O câncer de testículo é o tumor maligno mais comum diagnosticado em homens de 15 a 45 anos, o Dr. Cortessis e seus colegas apontam. Esse tipo de câncer "tem aumentado ao longo de décadas, o que implica [ambiental] exposição", explicam eles.
Este é o terceiro estudo a mostrar uma ligação entre fumar maconha e câncer de testículo, segundo um perito não envolvido no estudo.
Há três estudos que associam o uso da maconha para o risco de câncer testicular e nenhum que contradizê-los.
"Há três estudos que associam o uso da maconha com o risco de câncer testicular e nenhum para contradizê-los", disse Stephen Schwartz, MPH, PhD, da Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, Washington. Ele foi o autor de um dos estudos anteriores .
Dr. Schwartz tem conselhos para os médicos que falam a jovens usuários de maconha do sexo masculino.
Há razões destes estudos observacionais podem estar errados, ele disse a Medscape Medical News por e-mail, mas "eles também são a evidência mais consistente que temos de que o uso da maconha pode colocar a vida de um homem ou a capacidade futura de ter uma família em risco."
"Você não deve pensar que o uso de maconha poderia não ter qualquer efeito importante sobre a sua saúde", ele recomenda como palavras de aconselhamento clínico.
Como a marijuana pode causar câncer testicular não é conhecido. "Nós não sabemos o que a maconha provoca nos testículos que podem levar a carcinogênese," disse o Dr. Cortessis em um comunicado de imprensa. No entanto, os investigadores "especulam que pode estar a atuar através do sistema endocanabinóide - a rede celular que responde ao ingrediente activo na marijuana -. uma vez que este sistema tem demonstrado ser importante na formação de esperma"
Reflexões sobre cocaína
Este estudo faz um par de contribuições importantes, diz Schwartz.
Ele é "coerente" com os estudos anteriores, especialmente na descoberta de que ele é o risco para "as formas mais graves de câncer de testículo - nonseminomas e tumores mistos" - que é maior em usuários de maconha.
A outra contribuição é que este estudo, ao contrário dos anteriores, foi responsável por outras drogas recreativas / ilegais que poderiam ter confundido a associação entre o uso de maconha e câncer de testículo, disse ele.
Ao calcular os índices finais de probabilidades associadas com o desenvolvimento de câncer de testículo, os pesquisadores ajustaram para o uso de maconha, histologia do tumor, educação, atividade religiosa, e do uso de cocaína e de nitrato de amilo. Como parte do estudo, eles também investigaram a utilização de uma grande variedade de outras drogas, tal como o PCP, LSD, anfetaminas, barbitúricos e cogumelos. No entanto, apenas o nitrato de amilo e cocaína tiveram pronunciadas associações com doenças, de modo que os outros medicamentos foram deixados de fora da análise, explicam os pesquisadores.
Usuários de cocaína e ex-usuários tiveram um OR para câncer testicular de 0,54 (95% CI, 0,32 a 0,91). Esta redução do risco associado com a cocaína vai precisar de confirmação, os pesquisadores observam.
Eles suspeitam que a cocaína mata as células produtoras de espermatozóides germinativas, porque as experiências em animais tiveram este resultado. Assim, as células mortas não podem desenvolver câncer.
"Se isso é correto, então" prevenção "viria a um preço alto", disse o Dr. Cortessis.
O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional do Câncer e os EUA Serviço de Saúde Pública. Os autores e Dr. Schwarz não revelaram relações financeiras relevantes.
Câncer . Publicação Online 10 de setembro de 2012. Resumo

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CiDdV10NRPM

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alexandre.
    Contemplado?
    Depois do "contraditório", será bem menos complexa a tomada de atitude, não?
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir