Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS PARA HOMEM


Anticoncepcional para homens pode chegar às farmácias em breve

Além de camisinhas, em breve os homens poderão usar também pílulas anticoncepcionais para evitar uma gravidez indesejada – sim, como as mulheres. O mais incrível é que os cientistas descobriram a receita milagrosa para esse anticoncepcional por acidente. 
Pesquisadores americanos tentavam encontrar uma cura para o câncer usando ratos de laboratório. O composto feito por eles não funcionou para essa finalidade, mas foi capaz de interromper a produção de esperma nos ratos. Quando a medicação foi interrompida, os animais voltaram a ser férteis, um princípio muito parecido com o anticoncepcional feminino.
O composto foi batizado de JQ1, e é capaz de bloquear proteínas conhecidas como bromodomínios. Uma das proteínas, a BRDT, tem papel fundamental na produção de esperma. Quando ela é bloqueada, os ratos se tornam estéreis, pois a quantidade e qualidade do esperma diminuem.

O problema é que o composto inibe também outros bromodomínios que não tem relação direta com o esperma. Por isso, o composto ainda precisa de avanços antes de chegar ao mercado. Mas cientistas prometem que em breve o anticoncepcional masculino estará disponível nas farmácias. [ScienceDaily/ABC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário