Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL DE CUIDADOS PALIATIVOS: 13 DE OUTUBRO


No segundo sábado de outubro, que este ano cairá no dia 13, ações em prol do desenvolvimento dos cuidados paliativos serão feitas no mundo inteiro. É o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, cujo tema escolhido pela Aliança Mundial de cuidados paliativos em 2012 é “Viver até o fim: Cuidados Paliativos para uma população que envelhece”.

Estima-se que no Brasil, a cada ano, 650 mil pessoas precisem recorrer a cuidados paliativos. E em todo o mundo, 85% dos casos que requerem cuidados paliativos são decorrentes do câncer.
A Fundação tem o projeto de hospices, unidades que preparam a família para receber o paciente na fase final da doença, que pretende desenvolver a partir do ano que vem, em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro.  A ideia é que o paciente não fique internado, mas sim junto a seus familiares, e a essência é o atendimento domiciliar, feito por profissionais competentes.
A Fundação do Câncer atuou em parceria com o INCA para a construção do Hospital do Câncer IV, uma unidade de cuidados paliativos, que atende pacientes fora de possibilidade de tratamento. É considerado uma referência para todo o Brasil e atende a uma média de 1.100 pacientes por mês, desde sua inauguração, em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário