Uso de paracetamol ou de ibuprofeno em mais de dois dias por semana pode estar associado à perda auditiva em mulheres, em artigo do American Journal of Epidemiology.
O uso de analgésicos é comum e está associado a um maior risco de perda de audição em homens, mas esta relação não foi avaliada de forma prospectiva em mulheres. Cientistas do Brigham and Women's Hospital, nos EUA, em estudo publicado pelo periódico American Journal of Epidemiology, examinaram prospectivamente a relação entre a frequência de uso de aspirina, ibuprofeno e acetaminofeno (paracetamol) e o risco de perda auditiva em 62.261 mulheres, com idades compreendidas entre os 31 e 48 anos, no início do estudo Nurses' Health Study II (1995).
O resultado foi o relato de perda auditiva (n = 10.012) e o período de acompanhamento foi de 14 anos. O uso de ibuprofeno e de acetaminofeno foi independentemente associado a um maior risco de perda de audição, mas o uso de aspirina não foi. Para o ibuprofeno, o risco relativo de perda auditiva foi de 1,13 para a utilização em 2 a 3 dias/semana; 1,21 para uso em 4 a 5 dias/semana e 1,24 para uso em seis ou mais dias na semana (P-tendência < 0,0001), em comparação com o uso de menos de uma vez por semana. Para o acetaminofeno, os correspondentes riscos relativos foram de 1,11; 1,21 e 1,08, respectivamente (P-tendência = 0,0007).
Neste estudo, o uso de ibuprofeno e de acetaminofeno (mas não de aspirina) em dois ou mais dias por semana foi associado a um aumento de risco de perda de audição em mulheres.
A autora principal do estudo, Sharon G. Curhan, sugere que as pessoas que precisam tomar estes medicamentos discutam com os seus médicos sobre os seus riscos e os benefícios e avaliem outras possíveis alternativas.
NEWS.MED.BR, 2012. Uso de paracetamol ou de ibuprofeno em mais de dois dias por semana pode estar associado à perda auditiva em mulheres, em artigo do American Journal of Epidemiology. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário