Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CÂNCER DE OVÁRIO: EXAMES PREVENTIVOS

Exames preventivos frequentemente recomendados para detectar câncer de ovário em mulheres saudáveis não apenas são inúteis, como frequentemente são prejudiciais.
Esta é a conclusão contundente de um grupo de trabalho de oncologistas formado pela Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos.
Os exames preventivos para câncer de ovário incluem exames de sangue e ultrassonografia, em busca dos chamados biomarcadores, moléculas que estariam vinculadas ao câncer.
Falsos positivos
Contudo, segundo os especialistas, o que resulta desses exames desnecessários é um grande número de falsos positivos, impondo às mulheres um impacto real e negativo imediato.
Nos piores casos, de posse dos exames, os médicos partem para intervenções cirúrgicas desnecessárias, e com uma elevada taxa de complicações, afirmam eles.
"Não existe um método eficaz de detecção do câncer de ovário que permita reduzir a mortalidade," afirmou a Dra Virginia Moyer, presidente do grupo de trabalho, em entrevista ao jornal The New York Times.
A recomendação vale para mulheres saudáveis e que não possuam sintomas do câncer de ovário, bem como de algumas mutações genéticas (BRCA1 e BRCA2) que aumentam o risco da doença.
Onda
O resultado representa mais um forte impacto contra a onda de exames preventivos do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário