Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ASMA: TRATAMENTO INALATÓRIO

                                             
O tratamento pôde ser desenvolvido porque os cientistas descobriram como os vírus se aproveitam do sistema imunológico enfraquecido pela asma. [Imagem: University of Southampton]

Infecções e asma
Cientistas desenvolveram um novo tratamento que promete ajudar os pacientes a combaterem as infecções que causam 80% dos ataques de asma.
O estudo, realizado na Universidade de Southampton, no Reino Unido, fornece a primeira comprovação de que reforçar o sistema imunológico dos asmáticos pode reduzir o número de ataques de asma.
Os resultados foram apresentados ontem durante o congresso anual da Sociedade Europeia de Doenças Respiratórias, em Viena, na Áustria.
Interferon beta
"Nós demonstramos o potencial de um tratamento, simplesmente inalado pelo paciente, que reduz significativamente os sintomas da asma e a necessidade de o paciente usar o inalador devido a infecções de resfriados," disse o Dr. Ratko Djukanovic, coordenador do estudo.
O tratamento inalatório consiste no fornecimento de uma proteína, o interferon beta, para que os pulmões acionem o sistema imunológico para combater a infecção mais prontamente.
O tratamento pôde ser desenvolvido porque os cientistas descobriram como os vírus se aproveitam do sistema imunológico enfraquecido pela asma.
Influenza
Além dos resfriados comuns, os pesquisadores testaram o novo tratamento com outros vírus da influenza, incluindo os vírus da gripe A e gripe aviária, além do vírus sincicial respiratório.
Os resultados foram tão promissores que eles fundaram uma empresa emergente que, com a ajuda da universidade, está tentando colocar o tratamento no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário