Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

LENTES DE CONTATO


A venda de lentes de contato sem receita médica e seu uso por mulheres e adolescentes, em sua maioria, continua sendo comum, e pode cegar. A Resolução 1965 do CFM (Conselho Federal de Medicina), que prevê a prescrição e adaptação de um oftalmologista, não impede o uso indiscriminado. 
De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o uso sem supervisão médica pode colocar a visão em risco. O problema seria que 15% da população não têm condições de usar lente de contato. “São pessoas com olho seco ou outras doenças oculares que podem agravar com o uso de lente” afirma. 
A adaptação depende ainda do ajuste perfeito à curvatura e relevo da córnea mesmo no caso das cosméticas sem grau. “Cada pessoa tem uma curvatura na córnea que a lente deve acompanhar. Este ajuste evita o deslocamento e fricção da lente que provoca úlcera e até perda da visão”, afirma. 
No caso das lentes coloridas, destaca, o risco pode ser ainda maior caso. Isso porque, a pigmentação diminui a oxigenação da córnea. “O tipo de material vai determinar o número de horas que a lente pode ser mantida no olho, Geralmente as coloridas só devem ser usadas por 8 horas ininterruptas”, destaca. 
Sinais de complicações 
Os principais sinais de alerta elencados por Queiroz Neto para quem usa lente são: 
Dor e visão embaçada – Sinalizam deficiência de oxigenação. Pode ser necessário ocluir o olho com curativo e substituir a lente por outra de material que permita maior oxigenação. 
Visão turva e halos ao redor da luz – Pode indicar olho seco ou deficiência da oxigenação que provoca edema na córnea. 
Olho vermelho – Pode sinalizar uma inflamação da córnea, conjuntivite tóxica causada por excesso de uso da lente, conjuntivite viral em caso de secreção aquosa e bacteriana se a secreção for viscosa. 
Coceira – Geralmente está associada à conjuntivite alérgica decorrente de reação aos produtos usados na limpeza das lentes. A alergia também pode ser decorrente das proteínas produzidas pelos olhos nos casos de má higienização, do depósito de maquiagem e cremes na superfície do olho, da umidificação da superfície ocular com água boricada e da limpeza feita com soro fisiológico. As condutas podem ser troca de lente, suspensão ou interrupção do uso. Independente do tipo de desconforto, ao primeiro sinal é necessário consultar um oftalmologista. 
Como evitar problemas 
O especialista diz que o uso de lentes vencidas ou durante o sono, quando a produção lacrimal tem uma redução de 50%, aumenta em 10 vezes o risco de contaminação da córnea. A recomendação é sempre retirar a lente durante o sono, mesmo quando liberadas para uso noturno. 
Outros dois erros comuns são; guardar as lentes no banheiro e enxaguar com soro fisiológico. Isso porque, no banheiro além da umidade no ar que facilita a proliferação de fungos, o ar contém muitos microorganismos que contribuem com a contaminação das lentes. 
Já o soro fisiológico não contém conservantes; não contém conservante e depois de aberto se torna um campo fértil para a multiplicação de bactérias e fungos. 
As dicas do médico para evitar problemas no uso de lentes são: 
-Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes. 
-Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágüe das lentes e estojo. 
- Friccionar as lentes para eliminar completamente os depósitos 
- Não usar soro fisiológico ou água na higienização 
- Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo 
- Colocar as lentes sempre antes da maquiagem 
- Guardar o estojo em ambiente seco e limpo 
- Trocar o estojo a cada quatro meses 
- Respeitar o prazo de validade das lentes 
- Jamais dormir com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno. 
- Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista 
- Não entrar no mar ou piscina usando lentes. 
- Retirar as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas 
FONTE: http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000496320

2 comentários:

  1. qual melhor marca de lente de contato colorida para uma melhor duração !?

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Não sou da área e não sei lhe responder.
    Continue por perto. Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir