Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO

Obra de professor da Unesp busca estimular atividades agrícolas ao longo de todo o ano (foto:Embrapa)
A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo, escrito pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.
A obra apresenta de forma didática e ilustrada os passos para a implantação de três sistemas de irrigação de baixo custo: por sulcos, por aspersão convencional e por gotejamento. Traz também um capítulo introdutório sobre os fundamentos da irrigação e uma avaliação do desempenho de cada sistema apresentado.
Segundo Scaloppi, a tecnologia de irrigação pode trazer muitos benefícios aos agricultores. A principal vantagem consiste em viabilizar a atividade produtiva nas propriedades agrícolas durante o ano todo, sem depender da estação chuvosa para reiniciar o processo produtivo sazonal.
O fornecimento artificial de água às culturas é reconhecido como o insumo mais caro aplicado à produção agrícola. Ao apresentar algumas alternativas bem-sucedidas de irrigação tecnológica de baixo custo, portanto, a publicação atende a anseios econômicos dos produtores e a metas ambientais da sociedade.
O livro custa R$ 20 e pode ser adquirido na sede da Fepaf, localizada na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu. Também é possível fazer pedidos pelo e-mail publicacoes@fepaf.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário