Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PRIAPISMO

Imagem: http://www.chirurgia-urologica.com/PRIAPISMO.html
Doença pouco conhecida, mas que pode – e muito – constranger os pacientes que a tem: o priapismo. Já ouviu falar? O homem possui, sem estar excitado, uma ereção indesejada. Esta pode durar horas e pode fazer muito mal. Em alguns casos, o paciente pode perder os estímulos do pênis e precisar de uma prótese peniana.
Para esclarecer um pouco mais sobre o priapismo, o Portal da Band conversou com o urologista Paulo Egydio. Confira, abaixo, de onde vem a doença, como se prevenir e tratar. 
Portal da Band: Por quanto tempo o homem pode ficar com a ereção?
Paulo Egydio: A ereção prolongada, que persiste sem o estímulo sexual, pode durar mais de seis horas.
O que pode acontecer com o pênis ao ficar tanto tempo ereto?
R.: isso implica na menor circulação do sangue na região, podendo deixar cicatrizes e atrapalhando as próximas ereções.
Quem está mais propenso a ter o priapismo?
R.: Há, realmente, pessoas que estão mais predispostas a terem a enfermidade. São as que possuem o sangue mais espesso ou que têm anemia falciforme - a doença é genética. A circulação fica prejudicada e pode causar os sintomas.
E quem utiliza medicamentos para ereção?
R.: Esta parcela de pessoas, se usam os remédios de forma indiscriminada e sem o aconselhamento médico, também podem ter o priapismo. São pessoas que injetam altas quantidades de substâncias ou que usam o "viagra", por exemplo, sem necessidade.
O que é preciso fazer caso o homem sentir que está muito tempo com o pênis ereto?
R.: Se passar de três horas, o paciente precisar ir para um pronto-socorro. No local, eles devem fazer uma pulsão do sangue estagnado no pênis, que deve voltar ao normal, e devem dar medicamentos vasoconstritores.
Caso ele não vá a um médico, o que pode acontecer com o paciente?
R.: O longo tempo de ereção pode fazer com que o pênis tenha uma fibrose e ele pode não ter mais ereções, posteriormente. Nesses casos, é necessário que se coloque uma prótese peniana.
É possível prevenir o priapismo?
R.: Para os que usam medicamentos, basta o acompanhamento médico. Para os que possuem anemia falciforme, é preciso que o homem mantenha uma boa hidratação e que ele procure evitar morar em locais altos, onde a oxigenação do ar é menor.
Os que sofrem da doença podem ter crises em qualquer lugar? Como fazer para não se constranger?
R.: Sim, é possível que as crises aconteçam nos mais variados lugares. Mas, para os que tratam do priapismo, sempre aconselhamos um acompanhamento psicológico.

3 comentários:

  1. eu ando tendo isso. já procurei medico, já tive q fazer drenagem (sugar o sangue que estava coagulado no penes. fui no urologista, ele pediu vários exames, e não descobriu o que esta causando isso em mim. me encaminhou pra um medico hematologista ele me pediu mais exames, e ate agora nada. queria saber se alguém pode me ajudar. por que os médicos dizem q e alguma oura coisa q ta causando isso. mais não descobrem. eu nunca usei drogas, nem remédios. não sei o que ta causando isso. quero descobrir pra poder tratar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Tenho 39 anos e desde que me entendo tenho esse problema sem nenhum foto patologico por de trás. Estou uma semana com ele ereto e nesses anos todos nunca fui prazer qualquer tipo de tratamento emergencial! Fiz tratamento no Souza, Hemorrio e por último androligista no servidor. Fiz todos exames mas época solicitado...apenas não fiz arteriografia pq não foi solicitado. A conclusão deles era q seria um fator endiopatico( sem fundo patológico e com o tempo iria acabar) hoje me encontro enternd por a punção não resolveu e nada...irei fazer novo Doppler peniano e uma arteriografia pra fazer uma fístula q no momento e indicado pelas repetidas crises em um cueto tempo.
      Essa é minha história tbm amigo. Mais desejo boa sorte

      Excluir
  2. Eu também tive essa doença em 2007.sofri muito passei por vários processos cirúrgicos e hoje uso prótese foi muito sofrimento e constrangimento mas primeiramente Deus e minha esposa que me ajudou a superar tudo.

    ResponderExcluir