O projeto Vamos em Sinais, teve inicio no Brasil em 2009, através de um convite do seu organizador, o fotógrafo alemão Sebastian Burger, ao casal de Brasileiros Raquel Couto Amaral e Diego Ferrari Bruno, além de mais três participantes alemães. Juntos formaram um grupo de surdos e ouvintes que viajaram pelo Brasil de bicicleta, com a missão de promover a divulgação da Língua de Sinais LIBRAS como adição na didática Escolar.
Em 2009, percorreram do litoral norte de São Paulo a todo litoral do Estado do Rio de Janeiro totalizando 1.200 Km. Neste percurso foram visitadas 20 instituições de ensino “Inclusivas” e especiais, tanto escolas como universidade. Nestas, foram realizadas as oficinas interativa de LIBRAS, com o objetivo de despertar o estimulo nos ouvintes em aprender a língua Brasileira de sinais LIBRAS. Buscava-se na conclusão desta missão, direções que proporcionassem um conjunto harmonioso e com interação maior entre surdos e ouvintes; desde o ambiente educacional, a passeios acadêmicos, lazer e entre outros.
Ao término da jornada 2009, foi constatado pelo grupo que nas instituições de ensino "inclusivas” nem sempre havia professores que dominavam a Língua Brasileira de Sinais e nem intérpretes de LIBRAS suficientes para atender a todas as salas, mostrando a importância da continuidade do projeto em 2010, considerando os resultados satisfatórios e a aceitação do projeto nas instituições e entre os alunos.
Este projeto teve patrocinadores alemães para os equipamentos e outros patrocinadores que apoiaram a equipe alemã. Já a dupla de brasileiros teve patrocínio do Instituto Mara Gabrilli e da Fabricante de equipamentos eletrônicos para surdos e deficientes auditivos, Koller.
Objetivos
- Realizar oficinas em escolas, faculdades de pedagogia e outros locais, com o objetivo de incentivar o conhecimento e aprofundamento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
- Visitar associações de surdos e entidades para troca cultural.
- Divulgar o projeto na mídia (jornais, revistas, tv etc) chamando a atenção para a cultura surda, a Língua Brasileira de Sinais e a educação de surdos no Brasil.
- Por meio de novas estratégias e ferramentas criadas para o Vamos em Sinais 2010, pretendemos realizar um percurso maior e com mais interação do público nas nossas ações, ampliando a visibilidade e o interesse de seguirmos todos juntos pela causa da inclusão.
PROJETO 2010 - TRAJETO SÃO PAULO- RIO GRANDE DO SUL
(Fonte: ves.sur10.net)
Nenhum comentário:
Postar um comentário