Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

IMPLANTES DENTÁRIOS e FUMO


Sabemos que o uso de cigarro provoca muitos males ao nosso organismo e  não somente aos pulmões.
 Em relação à nossa boca, os estudos mostram uma relação grande com o câncer de boca, doença periodontal e outras doenças, mas também no sucesso da colocação dos implantes.
Estatisticamente, o uso de cigarro dobra o numero de problemas com implantes: as chances de não haver sucesso na colocação é o dobro do que numa pessoa que não fuma.
Não se sabe ao certo qual a razão fundamental pela qual o fumo provoca um risco tão alto, mas os estudos mostram que fumantes apresentam mais placa bacteriana do que não-fumantes ( um dos motivos seria que cuidam menos da higiene oral que os não fumantes ) e registram a questão de a defesa do organismo ser menor, já que a nicotina prejudica a irrigação sanguínea em volta dos dentes, dificulta a cicatrização após cirurgias, aumenta a perda do osso alveolar (que é aquele osso que fica em volta dos dentes) e diminui em muito a chance de um enxerto ósseo dar certo.
O correto para quem fuma é suspender por completo o hábito de fumar, mas para quem quer colocar implantes o ideal é que a pessoa suspenda o uso do cigarro uma semana antes da colocação dos implantes e mantenha suspenso por 2 meses, que é o período principal para a cicatrização do osso em volta dos implantes. Pode parecer irreal para quem fuma todo dia, mas biologicamente é o ideal.
Então, basicamente é isso: para quem fuma, a chance de um implante não dar certo é o dobro em relação a de uma pessoa não-fumante e que caso se pretenda mesmo fazê-lo o ideal é que pare de fumar uma semana antes e que continue assim  até, no mínimo,  dois meses depois da colocação dos  implantes ..
(Fonte: Jamerson Ribeiro/jornalfeirahoje.com.br)

10 comentários:

  1. Gostei desse artigo, afinal o procedimento de implante é excelente para devolver a estética e a funcionalidade quando não há outro tratamento.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Fiz um implante dentário nessa clinica http://www.oralim.com.br/
    e eu fumava antes! Parei só para poder cuidar da minha saúde e ficar com um belo sorriso! Agradeço muito á Oralim .

    ResponderExcluir
  3. Achei excelente esse artigo, eu não sabia que isso ocorria, sou fumante fiz um implante a 4 dias, agora que li esse artigo vou seguir o que informa, ou seja parar de fumar para ter sucesso no implante, muito obrigado por essa matéria que é de uma grande utilidade publica para a saúde bucal diante de implantes.

    ResponderExcluir
  4. vofazer a cirurgia amanha e estou tentando parar hoje estou ferrada por que ta dificil estou ate salivando de vontade de fumar

    ResponderExcluir
  5. Por isso fumo maconha por ser natural e nao ter nicotina eu recomendo faz mto bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar "um pouco embalado" para achar isto, mas logo passa, né? Ou não?

      Excluir
    2. e queima seu cerebro ... bacana !!

      Excluir
    3. É aí que vc se engana, tbm sou usuário e tive problemas com um implante dentário por conta do uso da maconha. A maconha atrapalha na reintegração óssea.

      Excluir