Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

INÍCIO DO CÂNCER e ÁLCOOL

Embora o consumo de bebidas alcoólicas seja associado ao câncer de mama e ao câncer de cólon, os mecanismos responsáveis por essa relação ainda não estão totalmente claros. Porém, um novo estudo da Universidade Rush, nos Estados Unidos, pode ajudar a desvendar o papel do álcool nessas doenças. Segundo os pesquisadores, um processo chamado transição epitelial-mesenquimal (TEM) – essencial para diversos processos de desenvolvimento – pode ser o mecanismo celular pelo qual as células doentes se disseminam agressivamente – processo chamado metástase – induzidas pelo álcool.
Os pesquisadores acreditam que a TEM promove o câncer ao "ligar" sinais nas células de câncer que as ajudam a deixar o tumor principal, invadir a corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo. Além disso, a TEM poderia deixar as células doentes mais resistentes às drogas de tratamento do câncer e aumentar as taxas de mutação nas células que promovem a metástase. "A TEM é uma área ativa na pesquisa do câncer, e crescente evidência apoia um papel para a TEM durante a progressão do câncer e metástases para diversos tipos de câncer, mas, previamente, não para os cânceres associados ao álcool", explicou o pesquisador Christopher B. Forsyth.
No estudo, os cientistas coletaram amostras de quatro homens alcoólatras e quatro saudáveis, e trataram células de câncer de cólon e de mama com álcool, para avaliar as mudanças na transição epitelial-mesenquimal. Examinando os efeitos do álcool em diversos indicadores de câncer e da transição, os pesquisadores observaram que "o álcool liga os sinais celulares, assim como os biomarcadores característicos da TEM nas células de câncer", e também em células intestinais não-cancerosas – o que apontaria para um papel do álcool como estimulante do início do câncer. Segundo os autores, os resultados podem oferecer novas abordagens terapêuticas para os cânceres associados ao álcool e para a prevenção da metástase dessas doenças.
 (Fonte: Alcoholism: Clinical & Experimental Research. 26/10/2009- Bibliomed/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário