Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

REPRESSÃO DA RAIVA

Segundo um novo estudo da Universidade de Tilburg, na Holanda, os pacientes que reprimem sua raiva têm quase o triplo de chances de ter um infarto ou de morrer nos próximos cinco a dez anos.
Em estudo com 644 pacientes com doença arterial coronariana, os pesquisadores notaram que pessoas com personalidade do tipo D - propensas a sofrer de raiva e outras emoções negativas, mas com dificuldades de expressar esses sentimentos - correm mais riscos de sofrerem eventos cardíacos importantes.
De acordo com os especialistas, a raiva pode “estrangular” o fluxo sanguíneo no coração e provocar alterações no ritmo cardíaco. E há evidências de que a repressão a esses sentimentos negativos pode ser muito prejudicial ao coração. Porém, isso não significa que as explosões de raiva são as melhores formas de lidar com esse sentimento.
“As pessoas tendem a dar vazão aos sentimentos de raiva ou guardá-los internamente, porém acredito ser importante encontrar uma solução intermediária para resolver esses sentimentos de raiva - mas de uma forma mais construtiva e adaptável”, destacou o pesquisador Johan Denollet.
(Fonte: Leandro Perché-Boa Saúde/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário