Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PRIORIDADE PARA 2010

Menos estresse em 2010. É a meta da maioria dos internautas que participaram de uma enquete realizada pelo Fleury Medicina e Saúde no site www.fleury.com.br entre janeiro e março.
Durante esse período, para a pergunta "Qual sua principal meta para 2010?", os visitantes foram convidados a escolher uma entre três alternativas de respostas: estressar-se menos (46,6%), entrar num programa de atividade física (30,6%) e adotar uma dieta equilibrada e saudável (22,8%).
Segundo o psicólogo do Fleury Medicina e Saúde, Thiago Pavin, o resultado demonstra uma preocupação do público com o estresse. "Existe bastante informação sobre como iniciar um programa de atividade física ou alimentação balanceada, mas poucas pessoas sabem reconhecer ou lidar com a tensão no cotidiano", afirma.
O estresse é uma resposta natural do organismo à necessidade de adaptação a uma determinada situação. Diante de um estímulo externo (como um desafio no trabalho) ou interno (uma doença), o organismo libera hormônios como a adrenalina e o cortisol, que inicialmente diminuem o cansaço e o sono, aumentam a atenção e aumentam a tensão muscular, entre outras alterações. A reação de estresse nos torna momentaneamente mais capazes de lidar com situações inusitadas. Porém, a manutenção desse quadro por tempo indeterminado pode ter consequências físicas e psicológicas, como dores de cabeça, cansaço e irritabilidade, entre outros sintomas.
Além disso, o estresse pode influenciar a percepção do indivíduo sobre a qualidade de vida. "Uma pessoa sedentária ou com sobrepeso pode ter uma percepção mais positiva sobre o seu bem-estar do que um indivíduo estressado", explica o psicólogo. (Fonte: Planeta Médico/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário