Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

AUDIODESCRIÇÃO

SESSÃO AUDIODESCRITIVA
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.
É a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido, o que abre muitas janelas do mundo para as pessoas com deficiência visual.
Nos Estados Unidos, teve início em 1981, em Washington DC, no Arena Stage Theater, como resultado do trabalho de Margaret e Cody Pfanstiehl. Eles fundaram um serviço de audiodescrição que promoveu a descrição de peças de teatro e, até o final dos anos 80, mais de 50 casas de espetáculo já tinham em sua programação algumas apresentações com descrição.
Na Inglaterra, essa prática data também dos anos 80 e atualmente, 40 teatros no Reino Unido oferecem, regularmente, apresentações com audiodescrição. É o país líder nesse setor, seguido pela França, com 5 teatros.
No Brasil, a primeira peça comercial a contar com o recurso de audiodescrição foi "O Andaime", no Teatro Vivo, em março 2007. (Fonte:Lívia Motta, doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC de São Paulo e atua tanto na área de formação de professores para escola inclusiva como na área de inclusão cultural, formando audiodescritores/Instituto Mara Gabrilli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário