Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) revelam que a doença atinge 30% da população brasileira e ultrapassa o índice de 50% entre os idosos. 
No dia 26 de abril,  Dia Nacional de Combate à Hipertensão, o órgão alertou ainda que 5% das crianças e dos adolescentes no país são hipertensos.
A doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Mas as consequências da hipertensão, de acordo com a SBH, podem ser evitadas se os pacientes conhecerem sua condição e seguirem o tratamento – que envolve o uso permanente de remédios e mudanças de comportamento.
Segundo a SBH, os cuidados contra a hipertensão incluem medir a pressão arterial, pelo menos uma vez ao ano, praticar atividades físicas todos os dias, manter o peso ideal, adotar hábitos alimentares saudáveis, reduzir o consumo de álcool, abandonar o cigarro e evitar o estresse.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que as doenças crônicas não transmissíveis – caso da hipertensão – são responsáveis por 59% das mortes em todo o mundo, chegando a 75% dos óbitos no Continente Americano. (Fonte: Paula Laboissière-Agência Brasil/SIS.SAÚDE)

Um comentário: