Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

SLACKLINE

Slackline é a arte do equilíbrio dinâmico
Trata-se de uma fita tubular de nylon ancorada em dois pontos fixos. Andar sobre uma “corda-bamba” (nome comumente usado no Brasil) sempre foi praticado, de uma forma ou de outra, pela humanidade pelo menos há dois mil anos; sempre realizada por acrobatas e pelos mais destemidos.
A natureza dinâmica da fita permite com que acrobacias e manobras impressionantes sejam realizadas por quem se aventura em seus diversos e intensos balanços.
A reaparição da atividade nos tempos modernos geralmente é associada a dois escaladores de rocha que viviam em Yosemite Valley, Califórnia, no inicio da década de 80: Adam Grosowsky e Jeff Ellington (começaram andando em correntes e cabos de estacionamentos, mas logo logo estavam usando suas fitas de escalada para praticar essa atividade). O esporte foi idolatrado por escaladores da região e então levado para todo o resto do mundo por visitantes que tinham contato com a atividade no vale.
A slackline ganha classificações de acordo com a altura e local onde é montada. Os termos lowline (de baixa a média a altura da fita) e highline (montadas entre precipícios, fendas, depressões, prédios e até pontes) são usados para descrever tais configurações da slackline.
No Brasil, não existem muitos registros sobre a atividade como esporte, arte ou meditação, mas está sendo cada vez mais difundida à medida que a mídia divulga espetáculos circenses e acrobáticos envolvendo a atividade e mesmo entre grupos que praticam esportes onde o equilíbrio é habilidade fundamental como: Escalada, Mountain Bike, Surf, Skateboard entre outros.
Uma boa postura, uma slackline montada próximo ao chão e apoio de amigos nos estágios iniciais de contato com a atividade é fundamental para um desenvolvimento sem lesões e quedas sérias, facilitando o aprendizado.
Em algumas academias de escalada, sempre proximo às áreas de boulder, existem slacklines montadas para os mais ousados praticarem suas manobras, tirando proveito dos salvadores crash-pads…
Esse tipo de estrutura barata e de fácil manutenção poderia ser melhor difundida entre nós, escaladores. Vista por alguns como esporte e por outros como arte ou meditação, independente de como a atividade é considerada, ela indubitavelmente desenvolve o senso de equilibrio e aguça sua consciência corporal.
No final de toda essa categorização trata-se mesmo é de uma atividade muito divertida e saudável. Deixe seus medos de lado, procure informações sobre o assunto e encontre seu equilíbrio … literalmente!
(Fonte:escale.wordpress.com/Texto: Carlos Eduardo Diniz, escalador e slackliner/29/01/2008))

Nenhum comentário:

Postar um comentário