Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

A meditação transcendental pode ser uma forma efetiva de reduzir a depressão, indicam dois estudos apresentados nesta quarta-feira (7) na reunião anual da Sociedade de Medicina do Comportamento, que acontece em Seattle (Estados Unidos).
As pesquisas, realizadas na Universidade Charles Drew, de Los Angeles, e a Universidade do Havaí, incluíram participantes negros e nativos do Havaí maiores de 55 anos com risco de sofrer doenças cardiovasculares. A depressão é considerada um importante fator de risco neste tipo de doença, de acordo com os cientistas.
Os participantes de ambos os estudos que praticavam a meditação transcendental mostraram uma redução importante dos sintomas de depressão, na comparação realizada com os grupos de controle.
Os estudos, financiados pelos Institutos Nacionais da Saúde, constataram que a maior queda foi registrada entre os participantes que tinham sintomas de depressão clínica. Héctor Myers, autor de um dos estudos e diretor de Treinamento Clínico do Departamento de Psicologia da Universidade de Los Angeles, comemorou o resultado.
"Esses resultados são encorajadores e comprovam os testes de eficácia da meditação transcendental como ajuda terapêutica para o tratamento da depressão clínica".
Nos Estados Unidos, calcula-se que cerca de 18 milhões de pessoas de idade avançada sofram algum tipo de depressão.
Gary Kaplan, professor de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, destaca a importância de se reduzir a depressão em pacientes de idade de risco de problemas cardíacos. Segundo ele, "qualquer técnica que não envolva uma medicação adicional nessa parte da população é bem-vinda".
(Fonte: r7.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário