Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MANTEIGA

O simples fato de reduzir o consumo de manteiga - e outros alimentos ricos em gorduras saturadas - pode salvar vidas. Essa é a recomendação do cirurgião cardíaco Shyam Kolvekar, do Hospital do Coração de Londres, aos britânicos.
O movimento baseia-se em dados do Food Standards Agency (órgão independente do Governo Britânico, que cuida das questões ligadas à alimentação e saúde), segundo o qual 80%, em média, das pessoas consomem 20% mais gordura saturada do que o limite recomendado por dia.
Para o médico, a redução dessa ingestão exagerada de gorduras de origem animal evitaria até 3,5 mil mortes por ano em seu país. Como exemplo, o médico cita o caso da região da Karelia do Norte, na Finlândia, onde houve redução de 82% das doenças cardiovasculares entre a população masculina nos últimos 40 anos, graças à redução do consumo da manteiga.
O cardiologista do InCor Raul Santos atesta que o movimento pode ter efeitos semelhantes no Brasil. ''Diversos estudos demonstram que o excesso de gordura saturada eleva o colesterol sanguíneo e outros mostram que o colesterol aumentado está relacionado a maior risco de problemas cardiovasculares'', relata.
Para a nutricionista Cyntia Carla, especialista em nutrição em cardiologia, o ponto de partida pode ser o café da manhã: "substituir o leite integral pelo desnatado e a manteiga por margarina já faz diferença''.
(Fonte: Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário