EUA autoriza dispositivo para auxiliar diagnóstico de autismo
16 de junho de 2021Imagem: Divulgação/ReproduçãoA Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de saúde dos Estados Unidos da América (EUA), aprovou um dispositivo de auxílio para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O Cognoa ASD Diagnosis Aid é um programa e dispositivo médico baseado em machine learning e pode ajudar profissionais a diagnosticar autismo em crianças de 18 meses a 5 anos de idade.
Segundo informações divulgadas pelo FDA, o Cognoa ASD Diagnosis usa um algoritmo de machine learning com base em dados de familiares, cuidadores e outros profissionais para avaliar hipóteses de autismo em crianças. Se houver informações satisfatórias para um resultado, o aplicativo retorna se o caso é “positivo” ou “negativo” para autismo.
Em entrevista ao podcast Reload, a fonoaudióloga Natália Nunes comentou que um auxílio para o diagnóstico e intervenção precoce é importante. “Essa questão do diagnóstico precoce, do início do tratamento mais cedo possível para o paciente ter as suas habilidades neurocognitivas desenvolvidas, suas habilidades de fala, linguagem desenvolvida, são muito importantes, tem um impacto muito grande na dessa criança e dos familiares no geral”, afirmou.
https://www.canalautismo.com.br/noticia/eua-autoriza-dispositivo-para-auxiliar-diagnostico-de-autismo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário