Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2020

ENXAGUANTE BUCAL e PRESSÃO ARTERIAL

Talvez você não deva usar enxaguante bucal logo após fazer exercícios: estudo

Por , em 2.06.2020
Um estudo recente da Universidade de Plymouth (no Reino Unido) e do Centro de Regulação Genômica em Barcelona (na Espanha), descobriu que o efeito de redução da pressão sanguínea que o exercício físico promove cai significativamente quando você enxágua a boca com algum produto oral antibacteriano, em vez de utilizar apenas água.

Mas o que enxaguante bucal antibacteriano tem a ver a pressão sanguínea?

O que parece conectar as bactérias na sua boca com a saúde cardiovascular é um composto químico conhecido como óxido nítrico.
Durante nossos exercícios físicos, os vasos sanguíneos dilatam-sem devido a produção do óxido nítrico, aumentando a circulação e o fluxo do sangue para a musculatura que está trabalhando, conforme detalhou o autor principal do estudo, Dr. Raul Bescos, ao Science Daily.
Como é que os vasos sanguíneos continuam dilatados mesmo após os exercícios físicos, trazendo benefícios contra a hipertensão?
“Tudo tem a ver com a degradação do óxido nítrico em um composto chamado nitrato, que por anos se pensava não ter função no organismo. Mas pesquisas na última década mostraram que o nitrato pode ser absorvido pelas glândulas salivares e excretado pela saliva na boca. Algumas espécies de bactérias podem usar nitrato e convertê-lo em nitrito. E quando o nitrito na saliva é engolido, parte dessa molécula é rapidamente absorvida pelo organismo, o que ajuda a manter um alargamento dos vasos sanguíneos, o que leva a uma redução sustentada da pressão sanguínea após o exercício”, afirma o Dr. Bescos.

O método do estudo

Neste estudo, os cientistas queriam saber se a inibição das bactérias da biota bucal teria efeito neste benefício que ocorre depois dos exercícios físicos.
23 voluntários correram por 30 minutos em uma esteira em duas oportunidades distintas. Em todas as vezes eles tiveram enxaguaram a boca 30, 60 e 90 minutos após correr com uma destas duas substâncias: um enxaguante bucal antibacteriano (com clorexidina a 0,2%) ou apenas com água com sabor de menta.
A pressão sanguínea foi medida até duas horas após a corrida, e também foram coletadas amostras de saliva dos participantes.

Resultados do estudo

Uma hora após a corrida, a queda média na pressão arterial sistólica foi de -5,2 mmHg naqueles participantes que estavam no grupo do placebo (água sabor menta), e de -2,0 mmHg nos voluntários do grupo que usou enxaguante bucal antibacteriano.
Isso mostra que enxaguar a boca com clorexidina reduziu o efeito positivo da corrida na pressão sanguínea em mais de 60% na primeira hora após o exercício, e acabou completamente com os benefícios duas horas após o exercício.
Os pesquisadores sabem que as bactérias na boca estão ligadas a esse efeito já que os níveis de nitrito sanguíneo não aumentaram depois da corrida nos voluntários do grupo do enxaguante bucal. No entanto, no grupo que enxaguou a boca com placebo, os níveis de nitrito sanguíneo subiram, apontando para o fato de que as bactérias são fonte importante para que a molécula circule pelo menos depois da primeira hora após os exercícios físicos.

Conclusão

“As descobertas mostram que a síntese de nitrito por bactérias orais é extremamente importante para iniciar como o corpo reage ao exercício durante o período de recuperação, promovendo menor pressão arterial e maior oxigenação muscular”, afirmou Craig Cutler, coautor do estudo.
Ele também disse que pesquisas anteriores haviam mostrado que o enxaguante bucal antibacteriano talvez aumente a pressão sanguínea mesmo em repouso.
“O próximo passo é investigar mais detalhadamente o efeito do exercício físico sobre a atividade de bactérias orais e a composição de bactérias orais em indivíduos sob alto risco cardiovascular. A longo prazo, pesquisas nessa área podem melhorar nosso conhecimento para o tratamento da hipertensão”, concluiu.
O artigo científico foi publicado na revista Free Radical Biology and Medicine. [ScienceDaily]
Uma versão deste artigo foi publicado em 8.09.2019.

https://hypescience.com/algo-estranho-acontece-quando-voce-usa-enxaguante-bucal-depois-de-fazer-exercicios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário