Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

NOVO ADESIVO DE INSULINA!

 Adesivo fornece insulina grudado dentro da bochecha

Insulina pela bochecha

Gerenciar os níveis de açúcar no sangue requer atenção 24 horas por dia das pessoas diagnosticadas com diabetes.

Uma dieta mais saudável e maior atividade física podem ajudar, mas muitos também precisam tomar injeções regulares de insulina - o principal hormônio que regula o açúcar.

Para administrar esse medicamento de maneira menos invasiva, pesquisadores estão desenvolvendo um novo tipo de adesivo, carregado de insulina, que adere confortavelmente ao interior da bochecha de uma pessoa, liberando o medicamento aos poucos.

Inúmeros cientistas exploraram outras maneiras de fornecer insulina através da pele, como loções e pomadas, mas a pele é uma barreira muito boa, e os medicamentos se movem muito lentamente através dela.

Por outro lado, a membrana que reveste o interior da boca é muito fina, com cerca de um quarto da espessura da pele, tornando-a um local muito bom para que os medicamentos entrem facilmente na corrente sanguínea.

Então, Anna Voronova e colegas da Universidade de Lille (França) se voltaram para as bochechas, aproveitando um material que eles haviam desenvolvido anteriormente, um "tapete" de fibra de polímero que é ativado pelo calor para liberar drogas.

Foi então uma questão de encontrar um adesivo biocompatível e resistente à umidade para criar uma espécie de curativo - um emplastro - que gruda na parte interna da bochecha e libera a insulina aos poucos.

Emplastro de insulina

A equipe testou os adesivos carregados de insulina nos revestimentos das bochechas e nas córneas de porcos. No estágio atual, o material precisa ser ativado uma luz infravermelha por 10 minutos. O emplastro então liberou insulina nos dois tipos de membranas várias vezes mais rápido do que através da pele.

Assim que o material foi ativado, os níveis de açúcar no sangue dos porcos diminuíram. Simultaneamente, os níveis de insulina no plasma dos animais aumentaram, o que os pesquisadores dizem ser a prova de conceito de que essa plataforma preliminar é eficiente em fornecer insulina à corrente sanguínea.

Finalmente, seis voluntários humanos colocaram uma versão placebo do adesivo dentro de suas bochechas, para testar o conforto, sendo que todos se sentiram confortáveis pelo período de duas horas, o tempo que se estima que um paciente precisaria usar o emplastro. O próximo passo será realizar pré-clínicos do protótipo em modelos animais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Photothermal Activatable Mucoadhesive Fiber Mats for On-Demand Delivery of Insulin via Buccal and Corneal Mucosa
Autores: Anna Voronova, Cristina Prieto, Maria Pardo-Figuerez, Jose Maria Lagaron, Amitav Sanyal, Bilal Demir, Thomas Hubert, Valerie Plaisance, Valerie Pawlowski, Séverine Vignoud-Despond, Alexandre Barras, Amar Abderrahmani, Rabah Boukherroub, Sabine Szunerits
Publicação: ACS Applied Bio Materials
DOI: 10.1021/acsabm.1c01161




https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=adesivo-fornece-insulina-grudado-dentro-bochecha&id=15196&nl=nlds

Nenhum comentário:

Postar um comentário