Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2024

CLÍNICA-ESCOLA DO AUTISTA - CREN, EM SANTOS - SP

 


Clínica Escola do Autista - CREN

Primeira do Estado de São Paulo!

Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren),

batizado como Clínica-Escola do Autista.


Diretores do Instituto Plural, Joni e Maria José estiveram nesta Clínica-Escola, em Santos e foram atendidos por uma assistente social hoje, dia 05 de setembro de 2024

Depois de uma conversa rápida e improdutiva, conseguiram  deixar email para contato, com a finalidade de agendamento de uma entrevista com algum membro do setor administrativo daquela entidade

Aguardando! 

- 12 salas de atendimento, mais duas de integração sensorial, uma de intervenção precoce e dois espaços diferenciados: Sala de Estimulação Sensorial e Sala de Atividades de Vida Diária (AVD) – esta, também chamada de casa autônoma modelo (com banheiro, cozinha, sala e quarto).

No térreo, estão horta, pátio coberto, quadra esportiva, casa autônoma modelo (quarto, cozinha e banheiro), brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área técnica, banheiros, recepção, área de resíduos e depósito.

No primeiro andar, encontram-se as salas de musicoterapia, atendimentos, oficina maker e integração sensorial, diretoria e almoxarifado.

A Clínica-Escola é fruto da reivindicação de familiares de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

De acordo com eles, faz-se necessária a assistência especializada e atualizada para o tratamento de pessoas com TEA. Inclusive, o projeto foi idealizado pelo Grupo Acolhe Autismo, em parceria com o Club Design e Prefeitura de Santos.

Tem acesso à clínica-escola pessoas que já têm o diagnóstico de TEA, encaminhadas pela Secretaria de Saúde, via policlínicas ou Centro Especializado em Reabilitação. O local tem capacidade para atender até 120 pessoas.

A Clínica Escola fica na Rua Heitor Penteado, 80, Marapé - Santos (SP) - telefone (13) 3349-7971

Endereço, telefone e Horários das Unidade:

Rua Heitor Penteado, 80 - Marapé - Santos

(13) 3349-7971

segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00
sábados das 08:00 às 17:00

secretaria@uscsaude.com.br

https://uscsaude.com.br/nossas-unidades/cren-clinica-escola-do-autista

Clínica-Escola do Autista de Santos amplia o atendimento!

 

CINOTERAPIA!

“Santos oferece um serviço público de qualidade, que visa a integração social e, principalmente, um futuro melhor para esses jovens. A Clínica-Escola é referência e muitas cidades vêm conhecer o trabalho que estamos desenvolvendo aqui. Estamos ampliando agora com o horário noturno, mas há também uma tratativa para a implantação de uma segunda unidade aqui na Cidade”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

O aumento do atendimento foi possível pela ampliação do horário do local, que passa a 

receber pacientes também das 17h às 21h. O serviço, o primeiro no Brasil a ser oferecido 

totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em funcionamento desde 2020, não cuida 

apenas das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas dá suporte às 

famílias, que participam de grupos para trocar experiências e receber orientação parental 

sobre o acompanhamento das atividades desenvolvidas em casa, que possibilitam a 

autonomia do paciente, dando continuidade ao tratamento além do período em que 

permanecem na unidade.A assistência às famílias também ganha o reforço de um curso de 

educação a distância (EAD), que dará suporte a essas 50 famílias iniciando as intervenções

 na unidade, além de outras 70, que aguardam vaga na Clínica-Escola e que podem iniciar 

as estimulações em casa enquanto esperam a sua vez. A Prefeitura estuda a implantação 

de uma nova unidade para o segundo semestre de 2024 para suprir essa demanda.

“Temos um trabalho que é referência aqui, tanto para o paciente quanto para as famílias,

 o que dá a eles uma segurança de que é possível ter uma vida normal com o paciente 

autista. E essa ampliação de vagas é muito importante, pois sabemos que, a cada dia,

 aumenta o número de diagnósticos do transtorno do espectro do autismo”, diz o secretário 

de Saúde, Adriano Catapreta.

https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/clinica-escola-do-autista-de-santos-amplia-o-atendimento

domingo, 25 de agosto de 2024

WAGNER GENEROSO: SENSEI VITORIOSO!

 






IMAGENS AUTO-EXPLICATIVAS, NÉ?

INSTITUTO PLURAL e os BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA: cumprimos nossa função social!


Há alguns anos, o INSTITUTO PLURAL, filial em PATO BRANCO - PR vem se dedicando ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos, com programas como a CAPOEIRA INCLUSIVA, o  BALÉ, CORAL ITALIANO e o BAILE DA TERCEIRA IDADE. 

Com apoio de profissionais da área de  Assistência Social e das mencionadas, temos cumprido nossas finalidades social e estatutária. E o mais importante é que pesquisadores respaldam esta nossa ação, como todos podemos comprovar, tomando ciência de pesquisas conduzidas por especialista na área de Educação Física.

A seguir, divulgamos texto publicado na Revista EDUCAÇÃO FÍSICA (órgão oficial do CONFEF - CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA), edição n. 84/20224, ano XVIII, abaixo transcrita:

NEUROCIÊNCIAS DO EXERCÍCIO

"Com 20 anos de experiência na área, pesquisadora comprova benefícios da atividade física na cognição e na saúde mental. Não importa qual, apenas faça

É isso que, há 20 anos, a Profissional de Educação Física, Prof.ª Dr.ª Andrea Camaz Deslandes [CREF 000734 G/RJ] denota ao pesquisar os benefícios do exercício físico para o cérebro. E são muitos, para crianças, adultos e idosos. “Todos os exercícios físicos possuem efeito benéfico para a cognição. Os que envolvem imprevisibilidade, demandam maior atenção e, por isso, promovem um desenvolvimento ainda maior”, explica a Profissional.

Licenciada e bacharela em Educação Física, bolsista de produtividade CNPq, Pós-doutora, Professora adjunta do Instituto de Psiquiatria e Coordenadora do Laboratório de Neurociência do Exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Andrea tem conduzido diversos estudos que sustentam que “o exercício físico é capaz de atuar como uma ‘polipílula’ de autocuidado, de forma sistemática para o praticante”.

O Laboratório de Neurociência do Exercício foi criado pela Profª Andrea Deslandes, e possui duas linhas de pesquisa principais: Exercício Físico e Saúde Mental e Exercício Físico e Cognição. Hoje, ela conta com uma equipe de mais de 20 pesquisadores, que dão andamento a seis projetos de pesquisa e um projeto de extensão. O principal objetivo do Laboratório é investigar o efeito do exercício físico no funcionamento do cérebro.

Um dos estudos coordenado por Andrea, com crianças entre 8 e 13 anos, de uma comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, revelou que a capoeira ativa funções executivas. 

Os participantes foram divididos de forma aleatória em dois grupos, onde um, durante quatro meses, passou a praticar as atividades e o outro não. No fim do período, ao comparar os dois grupos, as crianças que participaram das aulas registraram melhora no desempenho escolar, no desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, da memória e do autocontrole.

“Concluiu-se que a prática da capoeira está associada ao melhor desempenho na matemática. A neurociência justifica a importância da Educação Física Escolar, por exemplo, para o desenvolvimento de todas as outras disciplinas. Para que a criança aprenda, ela precisa da base, e a base é a prática de atividade física”, explica Andrea.

A neurociência justifica a importância da Educação Física Escolar, por exemplo, para o desenvolvimento de todas as outras disciplinas. Para que a criança aprenda, ela precisa da base e a base é a prática de atividade física

A prática de exercícios é benéfica em qualquer idade ou intensidade. Cérebro e músculo se comunicam. Ao serem contraídos, os músculos estimulam a produção de substâncias e promovem alterações metabólicas que ajudam a regular o sono e o humor, por exemplo. “O exercício é capaz de reduzir a ansiedade e sintomas de outros transtornos mentais, além de ser utilizado no tratamento de transtornos depressivos e demências”, confirma a pesquisadora.

Em um estudo em andamento com idosos, Andrea investiga os efeitos da prática de exercícios físicos associados à realidade virtual, na capacidade motora, funcional, cognitiva e no perfil de fatores tróficos de idosos com declínio cognitivo e demência. 

“Atividades que exigem uma dupla tarefa, como o movimento associado à música, por exemplo, possuem maior necessidade de raciocínio e, por isso, maior engajamento cognitivo e melhor funcionamento cerebral”, resultado que tem sido observado pela equipe da professora. O exercício é capaz de reduzir a ansiedade e sintomas de outros transtornos mentais, além de ser utilizado no tratamento de transtornos depressivos e demências.

Após duas décadas atuando na área das Neurociências, trafegando por equipes multidisciplinares e evidenciando a Educação Física nas discussões sobre a importância no tratamento da saúde mental, a Profª Andrea comemora a evolução da atuação dos profissionais na área e acredita que muito ainda está por vir. “Durante muito tempo, a Neurociência do Exercício era bem-vista pela Medicina, mas enfrentava resistência na Educação Física. Foi preciso ultrapassar algumas barreiras. Portanto, é importante que cada vez mais as instituições de ensino entendam que é importante inserir a neurociência no currículo de formação dos Profissionais de Educação Física. O mercado vai exigir e a profissão precisa e merece ser protagonista. Acredito que a Educação Física seja a profissão do século XXI, necessária para a resolução de todos os problemas. Quando bem trabalhada tem o poder de promover a saúde”, anseia Andrea.






















sexta-feira, 23 de agosto de 2024

CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ: VETERANOS E KATA!


INSTITUTO PLURAL ESTÁ APOIANDO O ESPORTE MASTER brasileiro!

CORNÉLIO PROCÓPIO - PR estará bem representada em ANÁPOLIS - GO, sede do Campeonato Brasileiro de Judô - Veteranos e Kata, que ocorrerá neste final de semana.
Boa sorte para o amigo Waguinho! 








 

 

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

BANANAS COM MANCHAS PRETAS!

 

 · 
Seguir

As bananas contêm um aminoácido chamado triptofano, que é valioso para a produção de serotonina, um neurotransmissor ligado ao humor e a uma boa noite de sono.

  • Se você costuma comer banana com manchas pretas , saiba que sua pressão arterial será beneficiada, graças ao potássio contido nela que consegue mantê-la constante.
  • Manchas marrons não apenas mostram que uma banana envelheceu, mas também indicam que o amido que elas contêm foi convertido em açúcar. Em última análise, quanto mais manchas marrons em uma casca de banana, mais açúcar a fruta contém. Você também pode pensar em manchas marrons como pequenos potenciadores do sistema imunológico – bananas manchadas são tão ricas em antioxidantes que foram associadas à prevenção do câncer. O fator de necrose tumoral (TNF), uma citocina que ajuda a combater os tumores, está ligado a essas manchas marrons. Nesta fase, a fruta apresenta menor teor de minerais e vitaminas, mas é rica em ácido fólico, potássio e magnésio.
  • Uma pequena dica para as mulheres : graças ao alto teor de potássio, consumindo a banana com manchas pretas, portanto bem madura, você poderá aliviar as cãibras musculares causadas pelo ciclo menstrual. Além disso, graças à vitamina B6 , você poderá minimizar os efeitos do inchaço e da retenção de líquidos.

Tradução e adaptação:

Cosa accade se mangi una banana con le macchie nere?

Autor original: