Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

DORES NAS COSTAS: MANEIRAS DE AFASTÁ-LAS

Nove formas de afastar as dores nas costas

Corrigir a postura, sair do sedentarismo e evitar salto alto são maneiras de prevenir ou minimizar o problema

Dor nas costas: Problema pode acontecer por diversos motivos, entre eles, sedentarismo e stress
Dor nas costas: Problema pode acontecer por diversos motivos, entre eles, sedentarismo e stress (Thinkstock)
Uma em cada oito pessoas terá dor nas costas ao longo da vida. O problema pode gerar consequências sérias caso seja negligenciado e surtir efeitos negativos não somente na saúde. Dores na região lombar são as principais causas de invalidez no mundo, superando problemas como derrame cerebral e depressão.
Na maioria dos casos, é possível prevenir ou atenuar as dores nas costas. Postura inadequada, sedentarismo, excesso de peso, uso frequente de sapatos impróprios e stress são algumas das causas da condição. Consequentemente, emagrecer, usar calçados adequados e corrigir a postura, por exemplo, ajudam a evitar e amenizar o incômodo.
Movimentar-se é outro dos principais aliados no combate às dores. O sedentarismo faz com que as células presentes nos discos entre as vértebras morram e percam sua capacidade de regeneração, aumentando o risco de dor. Por esse motivo, praticar algum exercício físico — sem, claro, exagerar no peso carregado — é extremamente benéfico.
Além disso, estar atento à duração das dores e evitar exagerar nos medicamentos sem o auxílio do médico são formas de evitar que o problema se torne crônico.
 Levante-se da cadeira de hora em hora

Permanecer sentado por horas é um conhecido fator de risco para a dor nas costas. "O peso sobre as vértebras de uma pessoa que está em pé é de 10 quilos, mas, ao sentar-se, essa pressão aumenta para 15 quilos", explica Carlos Henrique Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira da Coluna. De acordo com o médico, pessoas que passam longos períodos sentadas devem levantar-se pelo menos a cada hora para reduzir a sobrecarga na coluna. "O ideal é que elas permaneçam 3 minutos em pé. Se puderem caminhar durante essas pausas, melhor."

Mesmo sentado, movimente-se


Outra opção para pessoas que precisam passar muito tempo sentadas é fazer movimentos simples que ajudam a evitar o desgaste dos discos da coluna. Trata-se de exercícios como mudar de posição sempre que possível, torcer o tronco, mexer os pés e pernas e virar o pescoço de um lado para o outro.

Escolha sapatos adequados


Sapatos de salto muito alto e fino, assim como calçados sem salto algum, podem prejudicar a coluna se usados com muita frequência. O salto alto porque altera o centro de gravidade do corpo. Se, normalmente, o peso de uma pessoa se concentra na parte de trás do pé, com o salto alto essa carga é transferida para a frente. Para compensar esse desequilíbrio, há uma sobrecarga na coluna e um desgaste na cartilagem da região. "Uso de rasteirinhas, por outro lado, exigem mais impulso do pé ao caminhar, o que também afeta negativamente a coluna, podendo provocar dores", diz Carlos Henrique Ribeiro. Sapatos com saltos pequenos, de até 3 centímetros, são os mais indicadas.


Perca peso



O excesso de peso sobrecarrega e desgasta a coluna, provocando dores na região, além de aumentar o risco de lesões decorrentes de algum movimento ou atividade física de impacto, como saltar ou correr. Por esse motivo, eliminar os quilos a mais pode ser uma forma tanto de prevenir como de tratar dores nas costas.

Saia do sedentarismo


O sedentarismo é um grande inimigo da coluna vertebral. A falta de movimento faz com que as células presentes nos discos entre as vértebras morram e percam sua capacidade de regeneração — após uma sobrecarga na coluna ou excesso de tempo de postura inadequada, por exemplo —, aumentando o risco de dor. Isso acontece, como todas as células, as do disco precisam de oxigênio para se manterem vivas, e o oxigênio chega à região somente quando o corpo se movimenta. “É preciso ter muito oxigênio na corrente sanguínea para que pelo menos um pouco dele chegue às células do disco, o que é impossível com o sedentarismo”, diz José Ribamar, médico especialista em dor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ribamar recomenda que as pessoas procurem orientação profissional antes de começar um exercício para saber se a atividade é indicada para ela e não prejudicará ainda mais a coluna.

Mantenha uma postura correta

Manter uma postura correta é importante para que uma pessoa diminua a sobrecarga na coluna provocada por longos períodos em que ela permanece sentada. A posição ideal é aquela em que a coluna está ereta, a planta dos pés totalmente apoiada no chão e em que a dobra dos joelhos forma um ângulo de 90 graus em relação ao piso. No caso de pessoas que trabalham em frente ao computador, recomenda-se que o centro do monitor fique na mesma altura de seus olhos e que seu antebraço fique apoiado na mesa na hora de digitar no teclado. A melhor opção de cadeira são as que não têm apoio dorsal completo — ou seja, que o encosto não envolva todas as costas, o que ajuda a coluna a fazer a sua curvatura normal — e que possuem apoio para os braços.

Faça alongamento


O alongamento diário é uma forma de movimentar o corpo, melhorar a amplitude dos movimentos e evitar a limitação causada pelo sedentarismo. Os alongamentos devem ser feitos como forma de prevenir dores nas costas, e não para conter uma crise. Segundo o ortopedista Wilson Dractu, do Hospital Beneficência Portuguesa, alongar a musculatura da parte posterior da coxa é especialmente importante para proteger a coluna.

Não exagere nos medicamentos


Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a atenuar as dores nas costas. Como qualquer remédio, porém, o uso dessas substâncias sem acompanhamento médico deve ser feito com cuidado. “Esses medicamentos podem aumentar o risco de dor no estômago e insuficiência renal”, diz Carlos Henrique Ribeiro.

Saiba a hora de procurar um médico


De acordo com Carlos Henrique Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira da Coluna, dores nas costas devem levar uma pessoa ao médico se passarem a configurar um problema crônico, isto é, quando persistem por mais de quinze dias ou quando os medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios deixam de fazer efeito. "Negligenciar o problema desencadeia limitações na vida do indivíduo, como dificuldades em exercer as atividades profissionais e de lazer", diz Carlos Henrique Ribeiro. Além disso, se uma pessoa não fizer nada em relação à dor crônica, é possível que, no futuro, o único tratamento seja cirúrgico.
Fontes: Carlos Henrique Ribeiro, neurocirurgião e presidente da Sociedade Brasileira da Coluna; José Ribamar, médico especialista em dor e diretor-médico do Centro de Tratamento Intensivo da Dor e Wilson Dractu, ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e diretor do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna da Sociedade Brasileira da Coluna.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/nove-formas-de-afastar-as-dores-nas-costas


Nenhum comentário:

Postar um comentário