Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

USO DE ESTATINAS e o RISCO DE DIABETES TIPO 2




Um estudo sugere que a terapia com estatina parece aumentar o risco de diabetes tipo 2 em 46%, mesmo após o ajuste para vários fatores. Portanto, há um maior risco de diabetes com estatinas na população em geral do que foi previamente relatado, que tem sido de um risco aumentado de 10% para 22%, relatam os pesquisadores, liderados por Henna Cederberg, MD, PhD, da Universidade da Finlândia Oriental e Hospital Universitário Kuopio, e colegas, que publicaram seu estudo ,on-line,  no dia 04 de março, em Diabetologia.
A maioria das pessoas neste novo estudo estava tomando atorvastatina e sinvastatina e o risco de diabetes foi dependente da dose para estes dois agentes, disseram os pesquisadores. 
Por outro lado, o autor sênior Markku Laakso, MD, da Universidade da Finlândia Oriental e Hospital Universitário Kuopio, disse ao Medscape Medical News: "Mesmo que o tratamento com estatina esteja aumentando o risco de contrair diabetes, as estatinas são muito eficazes na redução do risco cardiovascular." Por isso, eu não iria tirar uma conclusão de meu estudo que as pessoas devem parar o tratamento com estatinas, especialmente aqueles pacientes que têm uma história de infarto do miocárdio ou assim por diante. "Mas o que eu gostaria de dizer é que as pessoas que estão em maior risco, se eles são obesos, se eles têm diabetes na família, etc, devem tentar reduzir as suas doses de estatina, se possível, porque o tratamento com estatinas em altas doses aumenta o risco vs tratamento estatina em baixa dose ", ele continuou.

Alvin C Powers, MD, da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt, Nashville, Tennessee , explicou que limitações para as conclusões  podem ser extraídas deste estudo. Falando como integrante da Sociedade de Endocrinologia, ele disse: "A primeira coisa é que este estudo não analisou os benefícios da terapia com estatina, analisou apenas o risco de diabetes." Com cada tratamento, há riscos e benefícios, e os benefícios das estatinas, têm sido claramente comprovados em determinadas situações. Nesses casos, "o benefício compensaria o aumento do risco de diabetes para muitas pessoas," disse o Dr. Powers  ao Medscape Medical News. 
FONTE para a reportagem completa : http://www.medscape.com/viewarticle/840884

Nenhum comentário:

Postar um comentário