Pesquisar este blog

domingo, 3 de maio de 2020

LIAN GONG e I QI GONG

Lian Gong e I Qi Gong ...
forjando um corpo saudável!Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji Continuação I Qi Gong - 9788531513961 ...

Lian Gong é uma fisioterapia que você pode fazer em si mesmo. São movimentos amplos, naturais e contínuos. Isto faz com que melhore a circulação da energia vital.Um dos principais objetivos da Via Cinco é apoiar o praticante e instrutor de Lian Gong e I Qi Gong. (fala-se liancum e iticum).Estas duas práticas foram criadas por Dr Zhuang, importante médico chinês. O Lian Gong, para forjar um corpo saudável contém 2 partes: Anterior e a Posterior. As partes estão divididas em séries, que enfatizam regiões do corpo.

O I Qi Gong está mais direcionado ao sistema respiratório e é muitas vezes feita em seguida do Lian Gong, formando a terceira parte da prática completa. Mas nada impede que se faça apenas o I Qi Gong, Posterior ou Anterior em separado.

I Qi Gong - beneficiamento dos sopros vitais

Nos anos 70, o Dr Zhuang, criador do Lian Gong, já possuía um consultório especializado em tratamentos de bronquite em Shangai na China.
O tratamento era através de medicamentos, levando-o a constatar que, os pacientes não conseguiam se fortalecer, elevar a resistência do organismo e melhorar as funções do sistema respiratório para atingir o objetivo maior, que é prevenir recaídas da doença.
Foi desta forma que ele criou estes exercícios voltados para o sistema respiratório, ao mesmo tempo que tem uma atuação abrangente sobre o organismo.
Assim, podemos aumentar a capacidade do sistema respiratório, a quantidade de oxigênio nos pulmões, melhorar o sistema circulatório, dinamizar o metabolismo em geral.
O resultado é uma maior resistência do organismo do paciente para poder “na presença da doença, curar a doença; na ausência da doença, fortalecer o corpo”.
Os exercícios atuam no Qi. Na Medicina Tradicional Chinesa, o Qi, além de ser o ar que respiramos, é também a energia responsável pelas atividades e funções corporais. Quando estamos doentes, hospedamos um Qi de estagnação que precisa ser eliminado e, no seu lugar, o Qi correto é estabelecido.
Os movimentos devem mobilizar o Nei Jing (força interna) e permitir a percepção do Qi. Segundo as teorias da Medicina Tradicional Chinesa, o Qi é a base da vida e o mestre do sangue. Quando o Qi flui o sangue flui. Caso contrário há estagnação. Assim, é necessário enfatizar a força interna, o Nei Jing, para que este lidere o Qi, e este último, lidere o Sangue.
A poluição combinada com o frio vem sendo a causa do crescente número de pessoas com doenças respiratórias. Segundo a medicina tradicional chinesa, as doenças de inverno se previnem no verão, ou seja, esta é uma prática para se fazer com regularidade.
No I Qi Gong, a inspiração é pelo nariz e a expiração pela boca. Quando o movimento é de expansão ele é feito na inspiração, seguido pela expiração para retornar ao eixo. Mas cuidado para não forçar a respiração.
Os movimentos são lentos, contínuos, combinados com a respiração natural.
A combinação do movimento e respiração é que levará melhoria aos mais diversos pontos do sistema respiratório.
A amplitude dos movimentos aumenta a quantidade de ar que flui pelos pulmões, caixa torácica e diafragma.
Ampliando e aprofundando os movimentos respiratórios, aceleramos o metabolismo como um todo.

Você pode fazer as práticas como uma sequência, que é a forma que se faz em local aberto, ou de forma mais específica para se reabilitar. No segundo caso, recomendamos que você já conheça bem os exercícios. Dependendo do caso, peça informação ao instrutor ou mesmo a um fisioterapeuta.
Oferecemos várias possibilidades para você praticar: se você ainda não conhece os exercícios, pode fazer as práticas junto ao vídeo. Se já conhece pode recorrer aos áudios.
Cada parte do Lian Gong contém 3 séries. Caso queira saber mais sobre as séries, você pode praticá-las em separado.
Mas lembre-se de fazer uma verificação de tempos em tempos. Nada substitui o professor. Você pode começar agora mesmo, não requer roupa especial! Mas antes temos 2 dicas:
  • Faça movimentos naturais. Esticar-se ou fazer movimentos amplos é importante, mas não force.
  • Faça com alegria, curta os movimentos lentos e contínuos.
Para saber um pouco mais sobre outras práticas chinesas, acesse o link https://viacinco.com/auto-percussao


Nenhum comentário:

Postar um comentário