Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2021

TECNOLOGIA ASSISTIVA e QUADRIPLÉGICOS!

Tecnologia assistiva dá liberdade de portadores de quadriplegia

Os óculos são parte essencial da tecnologia, sendo responsáveis por receber os sinais das películas eletrônicas e enviá-los à cadeira de rodas.
[Imagem: KAUST/Anastasia Serin]

Tecnologia assistiva para quadriplégicos

Um sistema que usa uma película magnética, flexível e que não impede a respiração da pele, permitiu que pessoas com tetraplegia severa se movimentassem de forma autônoma.

O sistema de alta tecnologia se baseia nas expressões faciais do usuário para realizar uma ampla variedade de tarefas, desde se mover na rua até usar um elevador, dizem os pesquisadores.

A maioria das tecnologias assistivas não é adequada para pacientes com tetraplegia grave, uma vez que essas tecnologias dependem dos movimentos da cabeça ou do pescoço para funcionar.

Para esses pacientes, as opções são limitadas a sistemas de câmera, controle da língua, assistente de voz e detector neural. Mas todos estes oferecem uma gama limitada de gestos, ou não são compatíveis com aplicações externas. Alguns também requerem conexões invasivas ou atenção contínua ao usar o sistema.

A pele magnética é flexível e respirável, permitindo seu uso por longos períodos.
[Imagem: KAUST/Anastasia Serin

Controle facial

O novo sistema integrado inclui películas magnéticas, óculos inteligentes, uma cadeira de rodas inteligente e dispositivos com Bluetooth sem fio e comunicação infravermelha.

As três películas magnéticas são colocadas entre as sobrancelhas e em cada lado do nariz para rastrear os movimentos faciais, como mover as sobrancelhas para cima e para baixo e o nariz para a esquerda e para a direita. Esses movimentos são detectados por sensores de campo magnético nos óculos inteligentes e são convertidos em sinais elétricos que são transmitidos para a cadeira de rodas.

A unidade de recepção na cadeira de rodas processa esses sinais em comandos para a própria cadeira ou para dispositivos anexos, por exemplo, para acender as luzes ou clicar com o mouse em um computador. O sistema atualmente oferece suporte a 13 gestos faciais.

"Queríamos algo fácil e acessível, mas também que não pudesse ser acionado por acidente. O próprio sistema lida com a complexidade, então o usuário só usa os óculos e a pele magnética para controlar o ambiente," disse o professor Abdullah Almansouri, da Universidade Rei Abdullah de Ciência e Tecnologia, na Arábia Saudita.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An Assistive Magnetic Skin System: Enabling Technology for Quadriplegics
Autores: Abdullah S. Almansouri, Lakshmeesha Upadhyaya, Suzana P. Nunes, Khaled N. Salama, Jurgen Kosel
Publicação: Advanced Engineering Materials
DOI: 10.1002/adem.202000944


Nenhum comentário:

Postar um comentário