Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO: DORES DE CABEÇA e PESCOÇO!


Existem mais de 150 tipos de cefaleia - mas você pode se defender delas.
[Imagem: Divulgação]

Prevenção contra a cefaleia

Se você teve um dia difícil ou uma noite mal dormida pode sentir a chegada da temível dor de cabeça.

Apesar de a condição ser muito comum, as causas podem ser diferentes: A Sociedade Brasileira de Cefaleia estima que existam mais de 150 tipos de cefaleia. No pior caso está a enxaqueca, que pode ser incapacitante e diminuir a qualidade de vida.

Para levar mais informações sobre essa condição para a população, pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP) desenvolveram a Cartilha de Orientação: Dores de Cabeça e Pescoço.

O livreto gratuito reúne dicas para o entendimento da dor, como ter uma rotina de cuidados e dicas de exercícios físicos, alongamentos e automassagem que auxiliam no alívio da dor.

Afinal, a condição pode ser desencadeada ou perpetuada por diversos fatores, como má postura, dores cervicais e Disfunção Temporomandibular (DTM), com dores da face e comprometimento da funcionalidade da boca.

"O tratamento da cefaleia vai depender do tipo de dor e os remédios prescritos pelo médico devem ser usados exatamente como recomendados. Mas, isoladamente, podem não funcionar, uma vez que a dor de cabeça pode estar associada a outras condições, como alterações ou disfunções musculoesqueléticas. Para ter melhora do quadro, é necessário adotar hábitos saudáveis, usar ferramentas de autocuidado e buscar a orientação da fisioterapia," detalhou a professora Débora Grossi.

Nos casos mais graves, porém, e como há diversas causas e tipos de dores de cabeça, pode ser necessário procurar um médico especialista, preferencialmente um neurologista, para um diagnóstico e tratamento adequados.

Cartilha e vídeos

Um dos recursos que podem ser feitos em casa é a respiração profunda, que impacta os sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

"O estresse pode sobrecarregar a musculatura da face, do pescoço e dos ombros. Com isso, essas regiões ficam mais tensas e aumentam a chance de desencadear uma crise de enxaqueca e cervicalgia," detalha Débora.

A cartilha orienta sobre a maneira mais adequada de fazer a respiração profunda, além de ensinar 16 exercícios, alongamentos e automassagem voltados para o relaxamento, equilíbrio e estabilização.

Cartilha de Orientação Dores de Cabeça e Pescoço pode ser recebida gratuitamente em seu email mediante cadastro no endereço https://dtmcefaleia.activehosted.com/f/1.

A equipe também gravou e disponibilizou conteúdos em vídeo que podem ser acessados no canal do Grupo DTM e Cefaleia, no YouTube (https://www.youtube.com/c/DTMeCefaleiaUSP/featured).


 https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cartilha-exercicios-lidar-dor-cabeca-pescoco&id=15067&nl=nlds

Nenhum comentário:

Postar um comentário